Engajamento no Facebook

Engajamento no Facebook: Saiba como obter o maior sucesso possível!

Em um universo de consumidores conectados, ter um bom engajamento no Facebook é essencial na estratégia de marketing digital de sua empresa, sabendo que esta rede social possui mais de 1,86 bilhão de usuários ativos todo mês.

No entanto, um problema comum em muitos negócios é ter taxas baixíssimas de engajamento com seu público, mesmo com milhares de seguidores em seus perfis no Facebook.

Por que isso ocorre e como mudar essa situação? Confira, a seguir, algumas dicas sobre o que fazer para aprofundar sua relação e gerar mais engajamento no Facebook.

Não baseie suas ações e estratégicas somente em “métricas de vaidade”

A principal questão no problema que apresentamos acima é resultado de uma falsa associação entre o número de seguidores no Facebook com a taxa de engajamento da empresa com seu público.

A quantidade de pessoas seguindo uma marca não determina de forma proporcional o nível de engajamento. Chamamos dados como esse de métricas de vaidade, ou seja, informações que são coletadas e monitoradas, mas não ajudam a tomar uma decisão, seja para a estratégia de marketing ou seja para qualquer outro processo da empresa.

Além disso, elas representam apenas um número “bonito”, não um resultado de fato para o seu negócio. Portanto, não caia nessa armadilha. Crie conteúdo para realmente engajar seu público, não apenas para gerar métricas de vaidade.

Seja assertivo na comunicação com os seus fãs para gerar um maior engajamento no Facebook

Nada menos engajante para uma pessoa do que um página que não gera conteúdo interessante ou se comunica adequadamente com seus fãs.

Para reverter um quadro de baixo engajamento, é preciso priorizar ações de interação que possam satisfazer, ou até mesmo, surpreender a pessoa interessada em estabelecer uma comunicação.

Responder agilmente às pessoas que interagem com sua marca nos comentários das publicações de sua página já é um ótimo começo!

Manter uma linguagem próxima e amigável com seu público fortalece a percepção da marca e gera oportunidades para que o público ideal de sua empresa se engaje e interaja.

Pessoas que fazem críticas e reclamações também devem ser ouvidas e respondidas

Lembre-se também de ter uma postura semelhante com críticas e reclamações em sua página do Facebook. Oportunidades de aumentar o engajamento de sua página não surgem somente a partir de comentários neutros ou elogios.

É preciso também ouvir clientes e potenciais clientes detratores e, com os recursos disponíveis, reverter essa situação.

Profissionais que administram e geram conteúdo em redes sociais precisam estar em sintonia com o setor de atendimento e suporte técnico da empresa pois, mesmo que a comunicação de sua marca utilize outras redes sociais ou canais tradicionais dedicados a atendimento, não é possível impedir alguém de se expressar no Facebook.

Direcione críticas e reclamações e aproveite para fazê-lo de forma respeitosa e profissional. Isso só melhora a percepção das pessoas por sua empresa e aumenta o seu potencial de engajamento no Facebook.

Explore a mídia audiovisual e faça experimentações com seu conteúdo

Vídeos online estão crescendo e já são praticamente a mídia de escolha da Internet em conteúdos de humor e entretenimento, e isso reflete no Facebook.

A previsão é de que, até 2020, 80% de todo o tráfego da Internet será para visualização de vídeos. Esse é um tipo de conteúdo que possui um bom potencial de alcance na rede e pode auxiliar no aumento de engajamento em sua estratégia de marketing digital.

Vídeos curtos relevantes para o seu público e que estejam alinhados à identidade e ao perfil de sua marca, trazendo materiais como entrevistas, dicas do mercado, entre outros temas, podem ajudar a transmitir conteúdo de qualidade de uma forma muito mais dinâmica e gerando mais engajamento no Facebook.

Não tenha medo de testar ideias ao produzir conteúdo no Facebook. É a partir de testes de conteúdos e de diferentes horários de postagem que é possível saber mais sobre o que impulsiona as pessoas a interagirem mais com sua marca e o que gera engajamento em suas ações de marketing digital.

Agende publicações de qualidade de forma frequente e nos melhores horários

Uma vantagem do Facebook é poder descobrir a partir de informações de acesso e de interações, como a sua audiência se comporta. Lembre-se de que engajamento exige esforço contínuo em manter uma frequência e consistência na quantidade e na qualidade de postagens no Facebook.

De acordo com dados, uma ou duas postagens em um dia já garantem um engajamento 40% maior do que três postagens no mesmo período. Programe-se e preze por um padrão de qualidade e consistência para que suas interações no Facebook gerem mais resultado e engajamento.

E sua empresa, utiliza estratégias de sucesso para gerar engajamento no Facebook? Ficou com alguma dúvida sobre o tema?

Deixe sua mensagem nos comentários e continue acompanhando nosso blog para outras dicas de marketing digital!

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