inbound marketing

Entenda porque o Inbound Marketing é indispensável para o sucesso do seu negócio!

Uma das metodologias de marketing digital que mais tem recebido atenção ultimamente é justamente o Inbound Marketing, uma estratégia que promete trazer mais resultados para empresas de todos os segmentos do mercado. Como nós sabemos do potencial que esse método tem, resolvemos preparar este artigo para mostrar como o Inbound pode ser útil para o seu negócio.

Vamos começar definindo o que conceitua o Inbound Marketing enquanto metodologia e apresentar os motivos pelos quais ele é importante para a sua empresa. Mostraremos em seguida as diferenças entre o Inbound e o Outbound Marketing e, a partir disso, definiremos quais as etapas que compõem o processo da metodologia. Para terminar, passaremos por algumas ferramentas que podem ser úteis e ainda aquelas que acreditamos serem as melhores práticas para ter resultados com Inbound Marketing.

Inbound Marketing: Entenda o que é e qual a importância para seu negócio!

O Inbound Marketing é uma metodologia que prevê estratégias que atraiam a atenção do público para, posteriormente, criar um relacionamento duradouro entre sua empresa e esse potencial cliente. Com isso a empresa conquista credibilidade no mercado e a confiança do cliente. Ele é o contrário do marketing tradicional, invasivo e disruptivo.

Se comparado a outras formas de marketing, como rádio e TV, por exemplo, pode ser considerado a mídia da permissão. Ou seja, em vez de atuar como os meios tradicionais, que interrompem o que a pessoa está fazendo exibir publicidade e vender produtos, o Inbound Marketing busca conquistar a autorização (e o interesse) do consumidor para exibir a ele seus materiais e conteúdos.

Por isso mesmo que a relevância e a utilidade para resolver problemas reais são características importantes dos conteúdos gerados, do contrário não haverá permissão nessa relação entre potencial cliente e empresa. Trocando em miúdos: um método de marketing focado nas reais necessidades das pessoas e não nas hipóteses geradas na empresa.

Benefícios que o Inbound Marketing pode trazer para a sua empresa:

Melhor qualificação dos leads

Pessoas que consomem conteúdo de qualidade sobre suas necessidades e demandas naturalmente passam a entender melhor o que sua empresa faz e de que forma você pode ajudá-lo.

O conteúdo vai auxiliar aquela pessoa na hora de tirar eventuais dúvidas, deixando-a muito mais qualificada para se tornar um cliente e otimizando o trabalho do time de vendas — que só vai investir tempo naqueles leads com potencial real de conversão.

Maior aquisição de tráfego

Uma das bases do Inbound Marketing é a produção de conteúdo e o SEO, ou seja, a otimização para mecanismos de busca. Isso significa que, além de educar seus clientes, o conteúdo gerado vai ajudar sua empresa a melhorar o posicionamento nos resultados de mecanismos como o Google.
O resultado é uma aquisição de tráfego muito maior, especialmente no caso da busca orgânica.

Criação de um relacionamento com o cliente

O Inbound Marketing é uma metodologia que aproxima empresas e clientes de maneira que se crie um relacionamento positivo e duradouro entre eles. Isso significa um melhor entendimento sobre seu público-alvo, além de uma maior facilidade para identificar qual o perfil de consumidor tem uma maior propensão a se interessar pela sua empresa.
Quanto mais você entender o público do seu negócio, melhores serão os seus resultados de marketing.

Mensuração dos resultados

Mensurar os resultados é uma das atividades mais importantes para qualquer estratégia de marketing digital — e no caso do Inbound a história não é diferente. Medir a performance da sua estratégia é uma grande vantagem, pois é esse trabalho que vai dizer se você está indo no caminho certo. No final do dia, suas ações serão muito mais eficientes e assertivas.

Conquista de credibilidade no segmento de atuação

Credibilidade e confiança não são atributos fáceis de se conquistar, ainda mais no mundo dos negócios digitais. Organizações que geram conteúdo útil para ajudar as pessoas ganham credibilidade e se tornam referência no tema perante seus clientes e o mercado como um todo.

Retorno sobre o investimento

Por fim, estratégias de Inbound Marketing custam até 60% menos que o Outbound, e essa redução de custo reflete diretamente no cálculo do retorno sobre o investimento. Custo menor com mais — ou o mesmo — resultado significa retorno mais positivo, e se essa métrica é uma das mais importantes do marketing, não há motivo para não investir em Inbound.

Você entende as diferenças entre Inbound Marketing e Outbound Marketing?

Já compreendemos o conceito por trás do Inbound Marketing, mas para que ele faça sentido para seu negócio é importante que você compreenda também as diferenças entre o Inbound e o Outbound Marketing.

Também conhecido como “velho” marketing, Outbound é o nome que define todas as iniciativas de comunicação em que a empresa interrompe o que a pessoa está fazendo para tentar vender seus produtos ou serviços. Os grandes exemplos desse método são os banners digitais, a mídia paga, os outdoors, a publicidade em TV, telemarketing, prospecção ativa, entre outros.

Partindo dessa definição, fica claro perceber a principal diferença entre esses dois modelos. Enquanto o Inbound trabalha com a permissão do usuário, o Outbound trabalha com a interrupção. Se no Inbound é o próprio cliente quem tem o controle sobre o relacionamento com a empresa — pois é ele quem escolhe receber os conteúdos —, no Outbound é o contrário: é a empresa quem controla, pois é ela que decide em que momento vai tentar vender seus produtos para o cliente, como a publicidade.

O custo é outra diferença fundamental. No Inbound Marketing o custo de produção e divulgação dos conteúdos costuma ser bem menor que o valor necessário para uma estratégia de Outbound, como uma campanha na televisão. Por outro lado, como tem um investimento maior, a velocidade de resultado na segunda opção é maior, especialmente quando envolve a compra de mídia.

As quatro etapas do Inbound Marketing

Como é o caso em outras metodologias de marketing digital, o Inbound Marketing possui um processo de execução que pode ser dividido em quatro etapas: atrair, converter, relacionar e vender.

Atrair

Na primeira etapa do Inbound Marketing, o objetivo principal é atrair os usuários para o seu site para que, posteriormente, você conquiste a atenção deles para gerar um relacionamento com a empresa. Nesse momento, as principais ferramentas são os blog posts, que devem trazer conteúdos relacionados ao seu segmento de atuação.
Investimento em SEO também costuma ser interessante neste momento para que o site fique bem posicionado e consiga atrair tráfego de interessados nos temas relacionados ao universo do seu negócio.

Converter

Na segunda etapa do processo os visitantes do site e se tornaram leads. Isso significa que eles resolveram fornecer seus dados em troca de algum conteúdo produzido por você.
Sua obrigação agora é otimizar cada vez mais as suas conversões para diminuir o custo de aquisição dos seus clientes (CAC).

Relacionar

A terceira etapa é uma das mais importantes do funil de vendas, pois a empresa começa efetivamente criar um relacionamento com os potenciais clientes. Agora é nutrir esse lead, de maneira que ele se torne qualificado para se transformar em um cliente. Um conteúdo de valor e que realmente seja relevante para sua persona, é imprescindível nesta etapa.

Vender

A quarta etapa é o momento de fechar uma venda e transformar um lead em um cliente. O foco principal do trabalho nessa etapa deve ser de entender com exatidão qual o objetivo do lead no contato com sua empresa, de maneira que ele seja qualificado para otimizar o trabalho do time de vendas.
A integração entre marketing e vendas é fundamental para que esse processo funcione perfeitamente.

Vá além e fidelize os seus clientes

Se você achou que o processo acabava na hora da venda, se enganou. Um dos maiores ativos de marketing para qualquer empresa é justamente os clientes satisfeitos.
Não faria o menor sentido que o processo do Inbound Marketing se encerrasse na venda. Quem fica em contato com o cliente posteriormente é responsável por encantá-lo, garantindo que sua experiência seja incrível e que ele se torne um multiplicador da sua marca.

Aprenda a usar as principais ferramentas!

Na hora de colocar a sua estratégia de Inbound Marketing em prática, existem diversas ferramentas que podem ajudá-lo a construir um trabalho consistente. Separamos 4 opções que podem ser interessantes para você:

WordPress

O WordPress é a principal ferramenta que você vai utilizar para criar um blog e começar a receber as primeiras visitas. É uma das melhores opções do mercado, é gratuita e ainda tem uma interface supersimples de utilizar.
Quando fizer a instalação para o seu blog não deixe também de incluir o plug-in SEO Yoast, um dos melhores para auxiliar seu site no posicionamento nos mecanismos de busca.

Google Analytics

Monitorar o tráfego do site é uma atividade fundamental para entender a efetividade das ações feitas para atrair mais visitantes. Para isso, uma ferramenta essencial em seu site é o Google Analytics, um software gratuito desenvolvido pelo próprio Google e que entrega a você diversas métricas sobre seu tráfego, como páginas visitadas, tempo na página, origem do tráfego, entre outros.

Adwords Keyword Planner

A base de uma estratégia de Inbound Marketing é a produção de conteúdo, e não faz sentido produzir sem pensar em palavras-chave. Para descobrir termos que façam sentido para o seu negócio e ainda a quantidade de buscas mensais por elas, a ferramenta ideal é o Keyword Planner do Google Adwords.
Além de pesquisar por aquelas que você já acredita serem relevantes, a ferramenta também serve para trazer ideias de novas palavras-chave para seus posts.

RD Station

Uma ferramenta de automação de marketing é igualmente importante para uma estratégia de Inbound Marketing, e nesse caso nossa recomendação é a brasileira RD Station, da empresa catarinense Resultados Digitais. Além de permitir a criação de fluxos automáticos de nutrição de leads, a ferramenta permite a criação de landing pages, o agendamento de posts nas redes sociais e o gerenciamento dos leads em todas as etapas do funil de vendas.

Melhores práticas de Inbound Marketing

Crie conteúdo original

O conteúdo que você vai gerar, além de servir para atrair a atenção de pessoas que estão buscando por soluções para problemas reais, serve também para construir um relacionamento com os usuários.
A intenção aqui é você compartilhe seu conhecimento com os leitores. Isso significa produzir conteúdo original de dentro da sua empresa e não apenas repetir fórmulas difundidas por outras pessoas.

Invista em bons CTAs e Landing Pages

Seus conteúdos ricos, como eBooks e infográficos, servem para converter visitantes de seu site em leads para o seu negócio. Para que esse processo funcione melhor, invista em landing pages específicas para cada peça de conteúdo, e com calls-to-action persuasivos o suficiente para auxiliar na conversão.
Além de facilitar a segmentação dos leads, você vai poder otimizar cada página para que elas também fiquem bem posicionadas e ajudem a atrair o tráfego.

Trabalhe com campanhas para nutrição dos leads

De nada adianta gerar uma quantidade enorme de leads se você não criar campanhas de nutrição para qualificar esses leads com seu conteúdo. Por isso, antes de publicar seus primeiros conteúdos ricos pense qual será o fluxo de nutrição em que esse usuário vai entrar, e o que será enviado a ele para qualificá-lo.

Mensure e analise os resultados das iniciativas

Nenhuma estratégia de marketing faz sentido se a empresa não mensurar e analisar os resultados obtidos. Esse é um trabalho que serve para que você avalie o que está performando e o que não está, de forma que você possa corrigir eventuais problemas nas iniciativas.

Conclusão

A comunicação e o marketing estão entre os segmentos de negócio mais importantes para qualquer organização. Ambas proporcionam para empresas e empreendedores diversas oportunidades de divulgação e venda de produtos ou serviços. No entanto, para atingir os resultados é preciso conhecer todas as metodologias e estratégias disponíveis para só então decidir qual é a opção perfeita para a sua empresa.

O Inbound Marketing é uma das metodologias mais inovadoras presentes no mercado atualmente. Nós esperamos que com esse artigo você tenha entendido o poder dessa estratégia e, mais do que isso, que você consiga implementá-la na sua empresa para atingir todos os resultados que seu negócio precisa.

Share this Story
Carregar mais em Inbound Marketing

Fique atualizado!

Insira seu e-mail e receba conteúdos exclusivo por email.

Siga-nos @resulttado

  • Você está enfrentando dificuldades para conduzir o seu lead até o momento da compra?
.
Então, pode ser que o seu funil de vendas não esteja sendo executado do jeito correto.
.
Fique tranquilo! Acesse o link abaixo e descubra agora como montar um funil de vendas perfeito!
.
👉🏻 bit.ly/funil-de-vendas-dicas
  • Nosso CEO, @fabiofemaciel e Co-Founder @igormoraes , irão palestrar no festival REC'n'Play, no sábado (02/12), às 16h, no Sebrae sobre como o Inbound Markerting tem o poder de transformar os leads em potenciais clientes.
.
O evento tem como principal objetivo promover conexões, deixando um legado para as escolas, startups, empresas públicas e privadas.
.
Acesse o link abaixo e saiba mais!
.
👉🏻 bit.ly/rec-n-play-resulttado
  • Você quer saber como otimizar seu site para aparecer nas primeiras posições do Google?
.
Então, saiba quais são os 8 erros mais comuns que fazem sua página não ser encontrada facilmente pelos motores de busca. 🔎❌
.
Acesse o link abaixo e aprenda neste artigo produzido pelo nosso parceiro @resdigitais como evitar esses erros!
.
👉🏻 bit.ly/como-aparecer-google
  • Estamos muito orgulhosos porque nós agora somos agência parceira gold na @resdigitais e na @contentoolsbr. Ou melhor, somos Double Gold!🏆🏆
.
Esse nosso triunfo apenas reforça que nossos objetivos e estratégias traçadas estão no caminho certo.
.
#resulttado #gold #doublegold #resultadosdigitais #contentools #inboundmarketing #marketingdigital
  • "Há apenas uma estratégia vencedora: definir cuidadosamente o mercado alvo e levar uma oferta superior a esse mercado" - Philip Kotler
.
O sucesso da sua empresa consiste na combinação perfeita entre marketing e vendas. É essa fusão que gera bons resultados financeiros para o seu negócio e que permite o crescimento da sua organização. Porém, o marketing não é estático e, se você não acompanhar as tendências do mercado, poderá ser deixado para trás pelos seus concorrentes.💰📊
.
Acesse o link ⬇ e aprenda as 7 lições de marketing e vendas para elevar o faturamento da sua empresa!
‌​.
bit.ly/7-licoes-marketing-vendas​
.
#marketingevendas #resulttado #licoes #philipkotler
  • Que tal aprender a gerar mais oportunidades para o seu negócio, usando as redes sociais? 📊💰
.
Aproveite que o nosso minicurso é GRATUITO!
.
Acesse agora o link abaixo e se inscreva!
.
👉🏻 bit.ly/redes-sociais-minicurso
  • Está no ar mais um projeto desenvolvido com a assinatura da Resulttado. 🎯
.
O blog da Jô Marsaro irá trazer várias dicas de moda, empreendedorismo feminino, entre outros assuntos.
.
Acesse 👉🏽 www.jomarsaro.com.br
e confiram as novidades!
.
#novoprojeto #jomarsaro #blog #rommanel #empreendedoradesucesso
  • @resulttado a todo vapor! 🚀🎯😉