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Marketing jurídico: O que fazer para tornar o seu escritório uma autoridade no mercado?

Se você tem formação em direito, ou até mesmo possui um escritório de advocacia, certamente já deve ter ouvido falar que não é permitido o marketing e publicidade para advogados, não é? Desconhecer a possibilidade do marketing jurídico é um grande equívoco, pois a OAB permite a divulgação dos serviços de advocacia – com várias ressalvas em relação à ética, é claro.

Mas qual é a melhor forma de ser visto pelo público sem ultrapassar as limitações impostas pela OAB? Uma das melhores alternativas que vem sendo praticada por alguns advogados é o marketing digital. Trata-se de uma estratégia com foco em aumentar o número de clientes e reuniões, gerando autoridade no mercado para o escritório ou até mesmo para o advogado – tudo de maneira lícita e prevista no código de ética e disciplina da OAB.

A internet oferece um mundo de possibilidades para os escritórios de advocacia que desejam construir a sua reputação e atrair novos clientes. Principalmente para os novos advogados que estão iniciando as suas carreiras e para aqueles experientes que desejam atuar em novos nichos de mercado, o marketing digital pode ser um grande diferencial competitivo.

Você deseja entender melhor como pode praticar o marketing jurídico e se tornar uma autoridade no mercado sem deixar de seguir as orientações da OAB? Então confira abaixo!

O novo perfil do consumidor

O perfil do consumidor sofreu uma grande mudança nos últimos anos, principalmente por conta da internet em sua vida. De acordo com uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil, nove em cada dez consumidores brasileiros com acesso à internet possuem o hábito de fazer pesquisas online antes de realizar compras em lojas físicas.

Isso não é muito difícil de se explicar, uma vez que o número de pesquisas realizadas no Google era de 2,7 bilhões em 2006 e teve um salto para 31 bilhões no ano de 2014. Além disso, uma pesquisa realizada pelo Google na América Latina revelou que 83% dos usuários que procuram informações confiam na opinião dos outros consumidores.

Ou seja, as pesquisas na internet já se tornaram uma das principais formas de levar um cliente até o seu escritório de advocacia. Imagine uma pessoa que tenha dúvidas sobre os seus direitos trabalhistas. Ao encontrar um artigo que tira todas as suas dúvidas, são grandes as chances de que ele opte por se tornar cliente daquele advogado, não é mesmo?

Fique atento às normas da OAB sobre o marketing jurídico

A OAB limita bastante as possibilidades do marketing jurídico, mas isso não significa que você não pode buscar formas eficazes de utilizar a publicidade. Para isso, é importante conhecer o CED (Código de Ética e Disciplina) e o Provimento 94/2000 da OAB. Veja só alguns trechos importantes para o entendimento dessa questão:

CED (Código de Ética e Disciplina). Capítulo IV – “Da Publicidade”. Art. 28. O advogado pode anunciar os seus serviços profissionais, individual ou coletivamente, com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa, vedada a divulgação em conjunto com outra atividade.

Provimento 94/2000 – “Dispõe sobre a publicidade, a propaganda e a informação da advocacia.” Art. 1º. É permitida a publicidade informativa do advogado e da sociedade de advogados, contanto que se limite a levar ao conhecimento do público em geral, ou da clientela, em particular, dados objetivos e verdadeiros a respeito dos serviços de advocacia que se propõe a prestar, observadas as normas do Código de Ética e Disciplina e as deste Provimento.

O objetivo das limitações da OAB é manter um padrão ético dos profissionais e não transformar a profissão em uma caça desenfreada a clientes – o que seria prejudicial a todos. Porém, é permitido uso da publicidade online de forma não mercantilizada, ou seja, baseada na produção de conteúdos relevantes e informativos para o público.

Estratégias de marketing digital aplicadas para os escritórios e advogados

Agora que você já tem uma noção melhor do que pode ou não pode ser feito dentro do marketing jurídico, vamos compreender melhor o que é o marketing digital. A primeira coisa que você precisa saber é que se trata de uma estratégia bem diferente do que você já conhece sobre o marketing tradicional – com comerciais de televisão, outdoors e ofertas de produto o tempo todo.

O marketing digital engloba um conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca na internet. Porém, o seu objetivo não deve convencer as pessoas a contratarem os seus serviços o tempo todo, e sim construir um canal de relacionamento com os seu público-alvo e criar autoridade no seu segmento – para que dessa forma, o seu escritório de advocacia seja visto e lembrado como principal referência da área em que atua.

Para colocar isso em prática, existem diversas ferramentas digitais que podem ser incorporadas ao seu escritório de advocacia. Vamos ver quais são elas?

  • Website: Ter um website atualizado e responsivo com as principais informações sobre os serviços prestados é essencial para ser bem notado na internet.
  • Blog: O blog é o principal local que você deve publicar os seus conteúdos interessantes e de valor para o seu público, mantendo ele sempre informado e próximo do seu escritório de advocacia.
  • Mídias sociais: Marcar presença nas mídias sociais é uma ótima forma de ser notado e de divulgar seus conteúdos para os seus clientes e futuros clientes.
  • SEO: Para ser notado e aparecer entre os primeiros resultados do Google, é preciso que você faça uma otimização para os motores de busca, utilizando um conjunto de técnicas específicas.
  • Email marketing: A comunicação com o público através de email marketing é uma excelente maneira para manter o seu escritório de advocacia próximo ao público e nutri-lo com informações relevantes, lembrando que o (CED) permite a utilização da comunicação via email para os advogados.
  • Google adwords. O Google Adwords é a plataforma de publicidade online do Google, que possibilita a exibição de links patrocinados em pesquisas relacionadas às palavras-chave do seu escritório.
  • Landing pages. Trata-se de uma página desenvolvida e personalizada que tem o intuito de converter a visita do seu cliente no seu website em um agendamento para uma reunião.

Invista em conteúdos jurídicos relevantes

Você já ouviu falar no case da Koetz Advocacia Previdenciária? É um escritório de advocacia localizado no interior do Rio Grande do Sul que tirou o máximo proveito do marketing jurídico, sendo um dos pioneiros na prática do marketing digital. Em 2012 eles resolveram iniciar a produção de conteúdos a respeito da legislação previdenciária com intuito informativo – conseguindo solucionar várias dúvidas do público.

Os resultados dessa ação foram a procura de novos clientes dos estados do sul do Brasil (RS, SC e PR) e a conquista de, em média, 20 novos clientes por mês. Tudo isso apenas educando o seu público sobre o Direito Previdenciário e mostrando ser uma autoridade no assunto.

Não é muito difícil entender esse sucesso. Coloque-se no lugar do cliente em busca de um profissional competente na área previdenciária. Você optaria por um escritório de advocacia que apenas diz ser especialista no assunto ou naquele que possui um blog repleto de informações relevantes e consegue tirar várias das suas dúvidas?

Procure manter uma produção regular de conteúdos jurídicos relevantes para quem está consumindo, utilizando sempre uma linguagem fácil para os leitores e informações que resolvam as dores do seu público-alvo. É assim que você se tornará uma autoridade em seu mercado.

Inbound marketing: a estratégia de sucesso para o seu escritório

Quando bem executado, o marketing digital para advogados pode ser uma estratégia fundamental para os escritórios captarem mais clientes e expandirem o seu nome no mercado de maneira eficiente e sem desrespeitar as exigências da OAB. Dentro desse contexto, é importante desenvolver um método que integre todas as ações do marketing digital em uma só tática – o inbound marketing – considerado por vários especialistas como a melhor estratégia do marketing digital da atualidade.

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