marketing verde

Como uma estratégia de Marketing Verde pode aumentar as vendas da sua empresa?

A adoção crescente do Marketing Verde nas estratégias das empresas nada mais é do que um resultado da própria exigência dos clientes por opções sustentáveis.

Você já deve ter visto grandes marcas como Coca-Cola e Walmart, por exemplo, preocupadas em passar para seus consumidores a mensagem de que seus processos e produtos são sustentáveis, não é? Isso sem contar as marcas especializadas em produtos eco-friendly ou “verdes”, que ganham cada vez mais espaço no ponto de venda.

Esse tipo de ação não ocorre só por conta de uma responsabilidade empresarial voluntária. A estratégia de Marketing Verde é uma forma de investir parte da força de comunicação de sua empresa em reduzir seus impactos negativos ao meio ambiente ao mesmo tempo em que estabelece uma interação natural com seu público, que também encontra-se engajado com a questão da sustentabilidade – de acordo com uma pesquisa, 85% dos brasileiros entendem que o progresso não está relacionado a consumir mais, mas em consumir melhor.

A seguir, saiba mais sobre como a estratégia do Marketing Verde pode ajudar o seu negócio e suas vendas. Confira!

Mas, afinal, o que é Marketing Verde?

O Marketing Verde (também chamado de marketing ambiental) se difere de outras metodologias de marketing justamente pelo seu foco: satisfazer às necessidades de seu cliente com o mínimo de impacto possível ao meio ambiente.

Seja na produção, no marketing visando destacar características mais sustentáveis de um produto (ou sem características consideradas insustentáveis ou em programas ambientais promovidos pela própria empresa, o Marketing Verde é baseado em vender a imagem da organização como uma marca que tem responsabilidade ambiental.

A proposta ambiental aliada a uma estratégia de crescimento torna-se uma ferramenta valiosa para o seu negócio ganhar cada vez mais destaque no mercado.

Pense bem comigo: será que não existe atualmente algum processo na sua empresa que possa impactar positivamente a sociedade e o meio ambiente? Ou se existem processos na sua empresa que poderiam ser feitos de forma menos prejudicial para o meio ambiente e que poderiam trazer uma economia maior para o seu negócio como um todo? Investir em medidas sustentáveis pode ser rentável para sua marca? Por que não aliar essa vantagem econômica a uma estratégia de Marketing Verde que realmente possa impactar um público que se importa com esse  compromisso ambiental?

Mas como aplicar a estratégia de Marketing Verde na minha empresa?

Investir em estratégias de Marketing Verde pode trazer benefícios para sua empresa que vão além da redução do impacto ao meio ambiente.

De acordo com dados globais da Nielsen, 66% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços de marcas sustentáveis. A mesma pesquisa também aponta que benefícios saudáveis em um produto influenciam a compra de 59% dos entrevistados.

Isso mostra que o consumidor não está só interessado no benefício próprio ao procurar sua empresa. Ele deseja saber como o produto é realizado e como sua organização contribui para ao meio ambiente.

No Brasil, a estratégia de Marketing Verde passou a ganhar força com a atuação de empresas multinacionais na década de 1990.

Aliada a essa tendência, institutos do terceiro setor (como ONGs e outros órgãos privados) passaram a ter um papel decisivo em vigiar de perto essas empresas e garantir que seu discurso estava alinhado às suas atitudes.

É importante ressaltar, também, que para a prática do Marketing Verde não basta apenas um princípio ecológico correto. É preciso também pensar em ações que sejam viáveis, justas e que possam ter aderência à cultura do consumidor.

Você pode estar pensando que tudo isso é exclusivo de grandes investidores e longe da sua realidade, não é? Na verdade, sua empresa não precisa ser uma multinacional para investir em estratégias de Marketing Verde! Inclusive, pequenas e médias empresas têm a vantagem de maior controle das atividades realizadas e da postura dos colaboradores envolvidos.

O primeiro passo para aplicar o Marketing Verde em seu negócio é identificar quais processos impactam o meio ambiente e de que forma eles podem se tornar mais sustentáveis. Isso pode partir desde a reciclagem de materiais até programas de pesquisa e desenvolvimento de produtos eco-friendly com maior durabilidade, por exemplo. Lembrando que, uma das melhores maneiras para divulgar as suas ações de Marketing Verde sustentável, é a internet, aliada é claro, a uma boa estratégia de Marketing Digital.

Uma outra forma de desenvolver inteligentemente o Marketing Verde dentro da sua empresa, e ainda economizar na sua conta de energia, é adotando a energia solar para dentro da sua empresa. A ATP Solar é uma das empresas que melhor pode lhe auxiliar nesse quesito. Entregando soluções completas para a sua geração de energia fotovoltaica proporcionando ganhos econômicos para a sua empresa e uma boa imagem ambiental para o seu negócio.

Embora haja um grande foco em meios de produção e economia no gasto de matéria-prima quando se discutem ações de Marketing Verde, isso não significa que empresas que atuam no meio digital não possam também utilizar estratégias de Marketing Verde ao vender seus produtos, criando programas de redução de consumo de energia, por exemplo.

O Marketing Verde e seus benefícios

Empresas que não atuam com produtos físicos não precisam estar de fora das estratégias e benefícios do Marketing Verde. Embora não haja tanta divulgação em comparação ao impacto que os produtos físicos causam no meio ambiente, a energia usada para o meio digital também o afeta a sustentabilidade. Cerca de 1,5% a 2% da energia global é gasta no meio digital.

Investir em Marketing Verde envolve estar disposto a mudar radicalmente processos e formas de pensar. É preciso ser criativo e pesquisar ações e causas que estão alinhadas com a cultura de sua empresa e podem tanto trazer benefícios quanto agregar valor à sua marca.

Ao praticar o Marketing Verde, é preciso ir além do discurso. O consumidor moderno tem acesso à informação rapidamente pelos meios digitais, e ele saberá quando uma empresa está sendo sincera ou simplesmente aplicando um greenwashing, ou seja, investindo mais em dizer que está realizando boas ações do que de fato fazendo-as.

Um exemplo clássico de case de Marketing Verde que acabou tendo uma má recepção por conta disso foi o da Shell, em suas campanhas promovendo novas fontes de energia. Por isso, é preciso, sim, se diferenciar dos concorrentes com estratégias que visam à sustentabilidade, mas executar isso com sucesso exige consistência e atitude para exercer ações sustentáveis no dia a dia da empresa.

O Brasil é especialmente é muito produtivo nesse cenário de Marketing Verde, sendo considerado o país com uma grande fonte de ideias, recursos energéticos e sociais para mudanças realmente sustentáveis.

Estudos refletem esse cenário: pesquisa aponta que o brasileiro ocupa o terceiro lugar no ranking de povos com maior consciência e preocupação com a sustentabilidade. Outro estudo afirma que 69% das empresas nacionais consideram o Marketing Verde em seu planejamento estratégico uma necessidade. Por isso, ter uma consciência ecológica deve ser algo concreto e explícito para seus consumidores.

Afinal, inevitavelmente sua estratégia de crescimento envolverá estratégias de Marketing Verde e investimento em projetos sociais ou ecológicos que melhorem a qualidade de vida de seu público e a qualidade de seus processos internos.

Empresas que adotam Marketing Verde

Marcas como Natura, por exemplo, têm a sustentabilidade como pilar na produção e reciclagem de seus produtos, além de seus projetos sociais visando diminuir sua imagem em relação ao consumo de água potável.

E mesmo marcas conhecidas por serviços digitais, como a IBM, apoiam e trabalham ativamente em projetos sustentáveis, como um portal que reforça medidas para a preservação da Amazônia.

Conclusão

O número de consumidores que buscam empresas que defendam causas importantes aumenta cada vez mais. Estudos comprovam que 50% dos consumidores compram ou ativamente boicotam uma empresa baseados em suas crenças.

Isso tem toda a relação com a necessidade de praticar o Marketing Verde em suas vidas. É preciso que sua empresa esteja atenta ao cenário e saiba como explorar questões ambientais e verdes em sua orgnização de forma duradoura e verdadeira.

Lembre-se de que explorar o tema de Marketing Verde tem um primeiro passo em relação aos processos internos da empresa, mas sua ação e continuidade devem ir além. Uma marca comprometida com ações de sustentabilidade consegue aumentar seu alcance de clientes e passar uma imagem que pode trazer benefícios no longo prazo, favorecendo sua credibilidade e espaço em um mercado cada vez mais competitivo.

Quer saber como melhorar suas vendas e divulgar melhor a sua estratégia de Marketing Verde nas redes sociais, agregando cada vez mais qualidade à sua marca? Envie um e-mail para igor@resulttado.com. Será um prazer atendê-lo.

Share this Story
Carregar mais em Marketing Digital

Fique atualizado!

Insira seu e-mail e receba conteúdos exclusivo por email.

Siga-nos @resulttado

  • Confira agora o nosso artigo que está disponível no blog do nosso maior parceiro, a @resdigitais.
.
Acesse o link abaixo👇🏻e descubra como as técnicas de xadrez pode ajudar sua empresa a vender mais.
.
bit.ly/xadrez-marketing-digital
  • Mais uma etapa superada em 2017! ✅
.
Muito obrigado a todos parceiros, clientes e seguidores por mais essa conquista! 👏🏽😉🚀🎯
.
#5000seguidores #5000followers #inboundmarketing #marketingdigital #mktdigital #mktrecife #resultadosdigitais #impacthub #impacthubrecife #resultados #resulttado #resultado #geracaodevalor #empreendedorismo #empreendedor #marketing
  • Sua empresa não consegue criar conteúdos que realmente gerem oportunidades reais? .
Sabia que tem uma solução para isso? Acesse o link agora e descubra!
.
👉  bit.ly/marketing-de-conteudo-e-vendas
  • Você quer saber como sua empresa pode se relacionar melhor com seus clientes no meio digital e ainda aumentar o faturamento? 📈💰
.
Acesse o link agora e descubra como aumentar as suas vendas produzindo conteúdo de valor!
.
👉🏻 bit.ly/content-marketing-vendas
  • Assim como Marcus Sheridan (autor da frase acima), acreditamos no valor mega precioso que um bom conteúdo tem e pode gerar para sua empresa!
.
Curta, comente e compartilhe essa ideia!
  • Não sabe qual filme escolher para assistir no final de semana? A gente te ajuda nisso. Nossa sugestão é o filme: "Fome de Poder" 🎥🍿
.
Assista e diga nos comentários o que aprendeu no filme!
  • Dica da Semana 💡
.
Uma boa combinação de hashtags pode ajudar a expor a sua marca para públicos mais amplos ou até mesmo mais específicos.
.
Mas cuidado, hein? ⚠️ Para que isso funcione, as ## devem ser selecionadas de acordo com o seu conteúdo e objetivo. 
#marketing #marketingdigital #inboundmarketing #marketingdeconteudo #resulttado #ficaadica #dicadodia #vendas #agenciadigital #empreendedorismo #empreendedor
  • Como você (profissional de saúde) pode se destacar ainda mais no seu mercado? 👩‍⚕👨‍⚕️
.
O Inbound Marketing para área da saúde pode te ajudar alcançar seus objetivos.
.
Ficou interessado? Acesse o link e saiba como aplicar essa técnica de marketing na sua carreira ➡ bit.ly/marketing-digital-saude