Capriche no marketing visual: a dica de ouro para 2017!

Capriche no marketing visual: a dica de ouro para 2017!

O dito popular já dizia: uma imagem vale mais do que mil palavras! O marketing visual ajuda a aumentar o índice de engajamento e facilita a comunicação de assuntos e conceitos complexos que o texto sozinho não consegue transmitir.

Seja um livro infantil ou seja um texto em um blog, o papel do contexto visual é o mesmo. Materiais como infográficos funcionam em uma estratégia de marketing digital porque o conteúdo visual tem maior potencial de gerar lembrança na mente das pessoas.

Nós somos seres muito visuais: 30% de nosso cérebro está focado em processar informação visual, índice maior do que o utilizado em sentidos como tato ou audição.

Além disso, o aspecto visual gera resultados concretos em marketing digital. Uma análise aponta que artigos contendo imagens para cada 75 a 100 palavras tendem a ser duas vezes mais compartilhados do que artigos com poucas imagens.

Por isso, é importante que formatos de materiais como infográficos, vídeos e imagens estejam integrados de forma adequada à sua estratégia digital de marketing de conteúdo.

Como toda forma de aproximação de marketing, criar e promover conteúdo visual envolve obstáculos específicos, mas há também possibilidades de retorno bastante altas. Muitas vezes, faltam tempo e recursos para executar o trabalho da melhor forma.

Para ajudá-lo nessa missão, preparamos as dicas a seguir, com dados relevantes e tendências para 2017 no marketing visual. Confira!

Dados sobre o impacto do marketing visual no conteúdo publicado

Em uma pesquisa realizada com mais de 300 profissionais de marketing digital, foi questionado qual a porcentagem do conteúdo produzido por eles continha elementos visuais. Mais de 50% dos entrevistados afirmaram que praticamente 100% do conteúdo publicado continha imagens.

Entre os tipos de imagem utilizadas, 35% ressaltaram o uso do serviço de banco de imagens, enquanto 30% utilizaram criações visuais originais, como infográficos.

Vídeos foram mencionados por 15,2% dos entrevistados, enquanto gráficos e representações visuais de dados foram apontados por 14% dos profissionais de marketing digital.

Ao terem sido questionados sobre o tipo de visual que gera maior engajamento, a força do infográfico foi a mais mencionada, por 41,5% dos entrevistados.

Apesar disso, o conteúdo audiovisual e os gráficos também foram considerados quando o assunto foi engajamento.

É importante também ressaltar que públicos distintos serão atraídos de uma forma mais efetiva por formatos diferenciados. Apesar de apenas 5% dos profissionais de marketing terem mencionado gifs e “memes” – conteúdos virais comuns em redes sociais – como o formato de maior engajamento, por exemplo, é possível que haja determinados mercados voltados para um público mais jovem nos quais essa forma de conteúdo passe a gerar maiores conversões.

As ferramentas e os recursos utilizados na construção do visual também impactam o processo de criação no marketing digital. Mais de 30%  dos profissionais utilizam ferramentas online para criarem seus elementos, e mais da metade dos entrevistados ressaltaram a importância da contratação de um designer para esse tipo de demanda, seja in-house (30,4%) ou seja no formato freelance (21,4%).

O tempo de elaboração de conteúdo visual não aparenta ser um grande obstáculo, tomando pouco menos de 5 horas em uma semana, segundo 71,1% dos profissionais de marketing digital.

Desafios, custos e projeções do marketing visual para 2017

Apesar da praticidade, do grande potencial de engajamento e da rápida produção de conteúdo visual, há obstáculos a serem considerados.

De acordo com a pesquisa, a consistência do engajamento da parte visual de um conteúdo e sua qualidade foram apontados como algumas das maiores questões a serem enfrentadas.

Por conta disso, integrar esse conteúdo visual à estratégia de marketing é visto como necessidade absoluta para mais de 60% dos entrevistados para o ano de 2017.

O investimento monetário desses profissionais demonstra claramente essa necessidade, sendo que apenas 1,3% tem a produção de conteúdo visual como maior investimento de sua verba (entre 91 e 100%).

Apesar desse quadro, 35,5% dos profissionais consultados têm a previsão de que cerca de um terço do investimento total será direcionado para a criação visual.

Não é segredo que o conteúdo visual é visto como algo importante, ainda mais considerando a necessidade de velocidade da informação que o marketing digital exige.

Um estudo aponta que o conteúdo visual possui 40 vezes mais chance de ser compartilhado do que os demais tipos de materiais. Por tudo isso, faça com que 2017 seja o ano de atrair seu público e mais negócios criando conteúdo visual matador e de qualidade!

Para saber mais sobre como o conteúdo visual e o design podem ajudá-lo a ter melhores resultados em sua estratégia de marketing digital, baixe gratuitamente nosso ebook!

Share this Story
Carregar mais em Atrair

Siga-nos @resulttado

  • Você sabia que o marketing digital para médicos é uma excelente estratégia para aumentar a sua autoridade no mercado?
.
Veja acima 👆os 5 erros principais que você pode estar cometendo! Acesse o link e saiba como aplicar o marketing digital para médicos 👉bit.ly/marketing-digital-para-medicos
.
Se você não é Médico(a), mas conhece algum Dr. ou Dra. que se importa com o marketing pessoal? Marque eles nessa postagem!
  • Qual dessas duas estratégias de marketing você acha que é a melhor escolha para sua empresa?
.
Acesse no link e descubra qual delas é o melhor investimento para o seu negócio 👉  https://goo.gl/W9chxx
  • Nós podemos alterar tudo, menos a satisfação em atender todas as expectativas de vocês!!! 😃 😃
  • Você quer vender mais e aumentar os resultados do seu negócio? 💰💰
.
Clique no link e entenda porque sua empresa precisa de uma agência de marketing digital!
.
👉  bit.ly/agencia-de-marketing-digital
  • Você sabia que algumas pinturas rupestres datadas em 4.200 a.C foram um dos primeiros indícios do surgimento do Marketing de Conteúdo no planeta?
.
Ao longo dos últimos séculos, algumas empresas sentiram a necessidade de divulgar seus produtos ou serviços e, começaram assim a aplicar o Marketing de Conteúdo em seus negócios que, inclusive tem gerado ótimos resultados. 💰📈📊
.
Descubra no link abaixo👇 como aconteceu toda a evolução do Marketing de Conteúdo e saiba porque sua empresa precisa produzir conteúdo.
.
bit.ly/marketing-de-conteudo-seculos
  • DICA DA SEMANA 💡 .
Posts com pelo menos uma hashtag tem em média um aumento de 12.6% no engajamento.
.
Coloque as # em suas postagens e veja a interação aumentar notavelmente!
#ficaadica #redessociais #instagram #midiassociais #marketingdigital
  • Você sabia que o Brasil é o segundo país com o maior número de usuários no Instagram?
.
Quer saber como usar esse aplicativo a favor da sua empresa? 🎯🚀
.
Acesse agora o link 👉 https://goo.gl/pbnEun
  • Você ainda está com dúvidas sobre investir ou não no Marketing Digital? Os números falam por si só! 🚀 🎯
.
Quer saber como aplicar uma estratégia eficiente na sua empresa?
.
Acesse agora e saiba mais 👉 http://goo.gl/VZ1NJG