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Neuromarketing: 6 Passos para Trabalhar as Emoções no Marketing Digital!

O neuromarketing é responsável por estar nos olhares dos consumidores divididos entre diversos estímulos no dia a dia, conquistar a atenção das suas personas torna-se uma tarefa cada vez mais árdua.

São poucas as ações de marketing digital ou em mídias tradicionais que acabam fixando na mente das pessoas. Apesar disso, ainda somos humanos. E como seres humanos, ainda somos impactados emocionalmente.

Com conhecimentos de neurociência e psicologia, é possível que sua estratégia de neuromarketing (“marketing da emoção”) atraia a atenção e os resultados desejados. Saiba como, no artigo de hoje!

1. Trabalhe o neuromarketing nas redes sociais para gerar um maior engajamento

Um estudo revelou que, no Twitter, mensagens com um apelo emocional eram mais retweetadas e, portanto, tinham alcance e engajamento maiores. Portanto essa rede social, é um bom canal para se usar o neuromarketing

Utilizando programas que mediam o valor emocional do conteúdo dos tweets, foi realizado um monitoramento na linha do tempo de 3.800 usuários do Twitter.

Além de concluir que a exposição de tweets classificados como positivos gera conteúdo positivo de volta, o estudo aponta que 20% dos usuários do Twitter são mais propensos a serem “contagiados emocionalmente”.

Entre esses usuários, o impacto de emoções positivas chega a ser quatro vezes maior do que o de emoções negativas.

Assim, promover a felicidade e o neuromarketing (marketing da emoção) é uma estratégia de marca com a oportunidade de influenciar positivamente o público que segue sua empresa nas redes sociais.

2. Seja bem-humorado, mas conheça profundamente seu público-alvo antes

Divertir as pessoas nas redes sociais vem sendo uma estratégia que tem gerado bons frutos para marcas de diversos segmentos, desde a ação do Ponto Frio no Twitter, que encarna um divertido pinguim, até o humor ácido das respostas dadas pela conta americana do restaurante Wendy’s, por exemplo.

No entanto, antes de utilizar piadas e humor em sua comunicação, é preciso conhecer muito bem o seu público. Só dessa forma você conseguirá gerar engajamento e criar uma linguagem natural e no tom certo para sua marca.

3. Surpreenda com seu conteúdo de marketing digital

Estudos apontam que, quando confrontado com o imprevisível, o centro de prazer do cérebro é ativado. Por isso, vemos exemplos de marketing da emoção que se baseiam nessa surpresa, como a campanha Tap Project, da Unicef (premiada com um Cannes em 2013).

Parte da campanha incluía uma ação em programas de talk show na qual uma pequena criança corria para tomar o copo de água do apresentador. Essa ação acabou viralizando na internet, por ser tão inesperado e porque despertou genuinamente a emoção das pessoas.

Portanto, além de positividade, é preciso surpreender. Conteúdos impressionantes em sua estratégia de marketing digital podem gerar engajamento e compartilhamentos, gerando trazendo incríveis para suas ações.

4. Estimule o engajamento com conteúdos que gerem o sentimento de urgência, mas com sabedoria

Sentimentos extremos positivos geram reações positivas, mas emoções fortes podem também vir de outros sentimentos. De acordo com estudos, 56% dos usuários de redes sociais admitem ter medo de perder alguma notícia ou atualização urgente. Isso é chamado de F.O.M.O (Fear of Missing Out, ou Medo de Estar Desatualizado).

Geralmente, vemos a aplicação desse medo e dessa urgência em ações promocionais por tempo limitado (“aproveite já”, “só até sexta”) que exploram justamente essa emoção.

Entretanto, é preciso ter cuidado. Ser polêmico nas redes sociais até pode lhe trazer um bom retorno em sua estratégia de marketing digital no curto prazo, mas é extremamente difícil de ser algo sustentável e que gere resultados por muito tempo, como vimos na ação da fabricante de móveis em aço inox Alezzia no Facebook. Aproveite o marketing da emoção de urgência para ações pontuais e controláveis.

5. Utilize imagens em suas ações de marketing digital

Somos seres visuais e o sentido da visão é o mais demandado no processo de captação da atenção das pessoas – de acordo com dados, 70% dos receptores sensoriais estão em nossos olhos.

Por isso, utilize imagens para despertar interesse e emoção. Conforme estudo, há algumas categorias de imagens que possuem mais chances de despertar reações emocionais do que outras.

Retratos de rostos humanos, imagens de bebês ou de filhotes do mundo animal e imagens que evocam inspiração estão entre as com mais potencialidade de gerar impacto emocional nas pessoas.

6. Utilize o marketing da emoção com equilíbrio

É importante lembrar de que, além do marketing digital, do marketing da emoção e das demais táticas para atingir os objetivos de marketing da empresa, nem tudo funciona apenas por lógica e indicadores de resultado.

Trabalhar em gerar emoção em seu conteúdo de marketing digital é necessário para gerar engajamento e também para tornar a interação do público com a marca mais próxima.

No entanto, é preciso estudar com cuidado o perfil, as preferências, os receios e as necessidades das personas de seu negócio. Saiba o momento de criar mensagens que primem pela emoção. Entenda qual é a linguagem que deve ser utilizada e os canais ideais para que sua mensagem seja impactante e benéfica para a sua estratégia de marketing digital.

Sua estratégia de marketing digital já se baseou em criar uma emoção extrema para potencializar seu alcance? Como foi o resultado? Conte-nos mais nos comentários!

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