O que é Inbound Commerce?

Somente no primeiro semestre de 2016, o e-commerce faturou R$ 19,6 bilhões, — representando um crescimento de mais de 5% em relação ao mesmo período de 2015. Isso indica que o consumidor está cada vez mais interessado em fazer compras pela internet, gerando uma ótima oportunidade para quem tem um comércio digital.

Porém, para conseguir que os clientes efetuem a compra de fato, é preciso utilizar algumas estratégias de divulgação e conversão. E sem vendedores, uma das melhores apostas é o Inbound Commerce.

A seguir, veja o que é o Inbound Commerce e como ele funciona.

Afinal, o que é Inbound Commerce?

O Inbound Commerce é a metodologia que reúne diversas técnicas de inbound marketing voltadas para as lojas virtuais. São utilizadas diferentes formas de gerar a atração dos clientes e, com isso, fazer com que eles tenham mais chance de comprar.

As possibilidades são diversas e vão desde a atração de quem ainda não tomou a decisão de compra até quem está com seus produtos no carrinho.

O principal objetivo não é fazer uma propaganda de cunho comercial e apelativo, mas sim ajudar o cliente a tomar uma decisão acertada com autonomia.

Quais são os estágios de compra?

Com tanta informação disponível, em vez de acontecer de maneira instantânea, a jornada do cliente é dividida em etapas — que formam o tão conhecido funil de vendas.

As três principais etapas incluem:

● Reconhecimento: a compra começa quando o cliente percebe ou descobre que possui um problema ou necessidade a ser atendida. Ele ainda não sabe como resolver essa questão, então começa a buscar informações para que possa saber qual é o próximo passo.

Consideração: nesse momento, o cliente já tem mais percepção sobre o problema e já está considerando quais são as melhores opções de compra. É agora que seu comércio digital deve se posicionar como uma das possibilidades.

● Decisão: é a etapa final, quando o cliente efetivamente fecha a compra. Sem vendedores em um comércio digital, é preciso garantir as ferramentas adequadas para que o cliente converta – ou seja, o que o Inbound Commerce também ajuda a fazer.

Quais as vantagens dessa estratégia?

Um dos pontos mais importantes quanto ao Inbound Commerce é que ele é mais barato e mais efetivo. Assim, é possível diminuir o custo de aquisição do cliente, o que favorece as finanças do negócio.

Também é importante ter em mente que com cada vez mais bloqueadores de anúncio, o marketing interruptivo tem perdido relevância. Se a intenção é ter uma chance contra os concorrentes, a abordagem inbound passa a ser indispensável.

Outro ponto é que a nutrição dos contatos obtidos pelo inbound permite a continuidade do relacionamento. No geral, isso favorece a fidelização, o que ajuda a aumentar o ticket médio.

Quais as possibilidades de crescimento?

A variedade de ações no Inbound Commerce oferece, também, diversas oportunidades de crescimento. Com uma estratégia bem feita é possível agir de modo a converter os abandonos de carrinho em vendas, seja por meio do remarketing ou por meio de ações automatizadas.

Um disparo de e-mails automatizado para cada fase do processo de decisão também ajuda a facilitar a conversão. Além disso, é possível utilizar dados e métricas para identificar tendências e oportunidades, como ao oferecer descontos para quem viu o mesmo produto uma determinada quantidade de vezes, por exemplo.

O Inbound Commerce é uma estratégia de atração de clientes para o comércio digital, gerando interesse e sendo adaptado para cada estágio do processo de compra. Mais barato e eficiente, é uma forma de conseguir melhorar o desempenho do comércio virtual quando utilizado da maneira certa.

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