O que podemos esperar do marketing digital em 2017

Com o início de 2017, surgem novas oportunidades para as empresas inovarem e investirem em ações criativas de marketing digital, e a necessidade de implementar e otimizar novas estratégias torna-se cada vez maior para aqueles que desejam se manter em um mercado competitivo e instável.

De acordo com pesquisa realizada pela Gartner, 98% dos profissionais de marketing acreditam na integração do marketing digital com as ações tradicionais e que as estratégias de marketing digital deverão refletir isso.

Confira, a seguir, algumas tendências de marketing digital que poderão impactar ações e campanhas e gerar novos caminhos e insights para o seu planejamento de marketing nesse ano de 2017.

6 tendências de marketing digital para 2017

1. Maior presença das redes sociais

A tendência de que as redes sociais estejam ainda mais presentes no dia a dia do brasileiro em 2017 é forte, sobretudo por conta da expansão crescente da base instalada de dispositivos móveis, fazendo parte de 80% dos lares em todo o país.

Com isso, as mídias sociais tendem a ser uma ferramenta cada vez mais utilizada pelo comércio eletrônico em campanhas integradas com as plataformas de e-commerce, especialmente em relação ao conjunto de ferramentas de marketing digital do Facebook, a maior rede social em número de visitantes únicos, contando com cerca de 58 milhões de brasileiros mensalmente.

2. Mobile marketing como canal essencial

Como apontado, o número de dispositivos móveis no país é alto e só tende a crescer. Campanhas e ações com suporte para dispositivos móveis (ou até mesmo totalmente criadas já para essa plataforma) serão uma tendência essencial de marketing digital em 2017.

Seja uma versão móvel alternativa do site ou seja um site já projetado com web design responsivo, proporcionar uma experiência positiva para o cliente que está interagindo com a marca em um dispositivo móvel será vital.

Recentemente, a ferramenta de busca do Google passou a promover mais ainda a necessidade de ter seu conteúdo digital adaptado a smartphones e tablets por meio de seus algoritmos de SEO ao posicionar melhor os sites responsivos e que sejam amigáveis para a plataforma mobile.

É necessário que a marca esteja pronta para essa transição, caso contrário, corre-se o risco de ficar com seus canais digitais ultrapassados e perder espaço para a concorrência.

3. Destaque para dispositivos wearables

O investimento em dispositivos wearable é uma grande tendência para esse ano, com valor de mercado previsto de 34 bilhões de dólares até o ano de 2020.

Aplicativos pensados para tecnologias wearable, como pulseiras inteligentes e smartwatches podem gerar oportunidades de venda interessantes para um público segmentado mais premium, além de posicionar empresas como pioneiras ao pensarem suas estratégias voltadas a essas novas tecnologias integradas.

4. Maior segmentação nas campanhas de e-mail marketing

As campanhas de e-mail marketing estão se diversificando, deixando aos poucos seu papel como veículo de comunicação em massa para uma abordagem mais próxima ao marketing de relacionamento, com uma segmentação maior.

De acordo com dados divulgados, 72% dos consumidores preferem receber conteúdo promocional por e-mail do que por redes sociais, e uma maior segmentação aplicada à ferramenta de e-mail marketing pode explorar bem essa preferência.

As campanhas segmentadas auxiliam as marcas a aproveitarem as oportunidades trazidas por mercados de cauda longa (saindo de uma concorrência massiva para uma por nichos), uma tendência do marketing digital que pode ajudar sua empresa a aumentar suas conversões e seus negócios.

5. Aumento de conversões com o content remarketing

O marketing de conteúdo será impactado pela crescente implementação de ações de remarketing – utilizado mais tradicionalmente no marketing digital em sites de e-commerce – visando a estimular o retorno do cliente para os conteúdos mais relevantes para o visitante.

Dessa forma, o content remarketing mostra-se uma grande tendência para o mercado digital, permitindo a criação de ações para reconquistar o lead e gerar um aumento na taxa de conversão, otimizando suas campanhas de Inbound Marketing.

6. Criação de experiências personalizáveis e imersivas utilizando realidade virtual

A capacidade de criar experiências e sensações imersivas, personalizáveis e únicas para o público é possível por meio da realidade virtual, tendência de marketing digital que será cada vez mais utilizada pelas empresas.

Exemplos da utilização desse recurso podem ser encontrados no test drive imersivo criado pela Volvo e em ação da HBO que proporcionou uma experiência única aos fãs da série Game of Thrones dentro de um dos cenários da série.

Conforme previsões, o ano de 2017 deve trazer melhorias para o mercado, de modo geral, mas também alguns desafios. Avalie as tendências de marketing digital e busque insights para tornar o seu negócio mais competitivo e preparado para as mudanças que ocorrerão neste período.

Você já conhecia as tendências de marketing digital que compartilhamos aqui? Pretende utilizar alguma em sua estratégia de marketing? Deixe sua mensagem nos comentários!

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