O que esperar das redes sociais daqui pra frente?

O que esperar das redes sociais daqui pra frente?

O futuro do marketing digital, mais especificamente quando falamos das ações de marketing nas redes sociais, trará novas possibilidades e tendências que impactarão a comunicação e a forma como as empresas interagem e engajam seu público.

Confira, a seguir, alguns insights sobre o que podemos esperar das redes sociais daqui para a frente, com base em mudanças que já estão ocorrendo nesse momento, e veja como a sua empresa pode melhorar o relacionamento direto com o seu consumidor. Vamos lá?

Marketing nas redes sociais e o poder do streaming

De acordo com levantamento realizado pela We Are Social Media, o Facebook gera 9 bilhões de visualizações de vídeos diariamente, o que representa um crescimento de 700% nos últimos três anos.

Além disso, os usuários estão consumindo conteúdo em vídeo ao vivo (através dos streamings) três vezes mais do que em relação a vídeos compartilhados que já foram gravados.

Estamos à frente de uma rede social cujo conteúdo em vídeo poderá ser cada vez mais a norma, e não a exceção. Com postagens em vídeo no Facebook gerando um alcance orgânico 135% maior do que o conquistado em publicações com fotos, saber incorporar o formato audiovisual nas suas estratégias de marketing nas redes sociais em breve será uma necessidade.

Mas não basta apenas adotar o formato de vídeo e começar a realizar sessões de streaming de qualquer forma. No caso de uma empresa que lida e vende diretamente para o seu público final, é necessário que haja uma preocupação em relação ao modo como o conteúdo pode educar e nutrir o visitante dos canais sociais da empresa.

Criar conteúdo de qualidade nunca deixará de ser essencial para a geração de engajamento. Antes de se aventurar em uma transmissão ao vivo, procure desenvolver em sua programação de conteúdo nas redes sociais o que o seu público-alvo está interessado em ver ou que tipo de assunto seria mais engajante para justificar o streaming.

Um obstáculo comum em transmissões ao vivo no Facebook é saber criar um diálogo natural com os seguidores da fanpage de sua empresa. Aproveite o poder da plataforma para gerar oportunidades de diálogo, interação e aprofundamento do relacionamento com seus clientes.

Obtendo o engajamento de grandes influenciadores em sua campanha de marketing digital

Influenciadores sempre existiram. O que a internet e as redes sociais fizeram foi aumentar o alcance para que esse influenciador seja ouvido no mundo inteiro.

Identificar influenciadores em seu segmento de mercado e começar a estabelecer relações para que sua estratégia de marketing seja otimizada e transmita credibilidade exige um pensamento no longo prazo.

Muitas empresas tratam influenciadores de forma pontual, porém a tendência é que profissionais de marketing passem a investir em programas permanentes com influenciadores.

Garanta que sua empresa tenha os recursos e as ferramentas necessárias para implementar um programa de marketing que busque engajar e estreitar relações com esses influenciadores.

As empresas B2C têm um grande palco para crescimento e desenvolvimento dos influenciadores de seus segmentos de mercado: 55% dos profissionais entrevistados pela TopRankBlog planejam investir mais nesse tipo de ação.

Isso significa que estabelecer uma relação com os influenciadores será algo cada vez mais disputado, e soluções criativas e novas formas de reunir e aprofundar o relacionamento da empresa com esses influenciadores tornam-se cada vez mais necessárias.

A intersecção do conteúdo e do social em marketing nas redes sociais

A demanda por conteúdo colaborativo que una tanto o aspecto social da rede quanto o de criação de conteúdo de qualidade e relevância, será cada vez mais frequente.

Analisar o engajamento gerado por conteúdos únicos e informativos pode trazer insights valiosos de como esse conteúdo conversa com seu público-alvo.

Adaptar conteúdos realizados em streamings para outros formatos, como por exemplo um post em um blog ou a produção de um vídeo curto para o YouTube, faz com que o conteúdo mantenha-se vivo e possa ter maior penetração para as diferentes personas de seu negócio.

Existem 2,3 bilhões de usuários ativos nas redes sociais e com o uso cada vez mais frequente e massivo dos dispositivos móveis para acesso à internet, esse número só tende a crescer.

Boa parte da Geração Y desconhece o mundo sem as redes sociais e essa tendência se ampliará com as próximas gerações de consumidores.

As redes sociais fazem parte de sua vida, do modo como eles interagem, se comunicam, pesquisam e consomem produtos e conteúdos.

Por tudo isso, cada vez mais será fundamental para as marcas investirem em marketing nas redes sociais a fim de garantirem aderência e resultados junto a esse novo perfil de público.

O que achou das tendências de marketing nas redes sociais que compartilhamos? Você já utiliza alguma em sua estratégia de marketing digital? Deixe sua mensagem nos comentários!

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