marketing de conteúdo e vendas

Marketing de conteúdo e vendas: a combinação para o sucesso

Será que existe uma relação direta entre marketing de conteúdo e vendas? É muito comum nos depararmos com informações sobre os inúmeros benefícios do marketing de conteúdo: visibilidade para a marca, geração de leads, relacionamento com o cliente, criação de autoridade no mercado, entre outros.

Mas como fica o resultado comercial do seu negócio? O objetivo de uma empresa é maximizar as suas vendas e alcançar lucros cada vez maiores, certo? Através de uma boa estratégia para geração de conteúdos relevantes, é possível impulsionar o número de negócios fechados. Ou seja, o marketing de conteúdo e vendas andam juntos.

Neste artigo você conseguirá compreender melhor como funciona a relação entre marketing de conteúdo e vendas. Continue a leitura e aprenda como é possível aumentar os resultados do seu negócio através da geração de conteúdos!

Marketing de conteúdo como uma ferramenta de vendas para sua empresa

Os hábitos de consumo sofreram muitas mudanças nos últimos anos. É cada vez mais comum que os consumidores façam pesquisas antes de realizar uma compra e busquem criar relacionamentos com as empresas de que compram.

Levando esse contexto em conta, comunicar-se com os seus clientes se torna fundamental para obter sucesso nas vendas – sejam elas vendas simples ou vendas complexas. Quanto mais eficiente for a sua comunicação com o seu público, melhores serão os resultados obtidos.

O marketing de conteúdo vem sendo utilizado ao longo de séculos para que as empresas passem a gerar um capital intelectual. Com isso, os resultados obtidos em médio e longo prazo são muito benéficos tanto para o branding quanto para o aumento de vendas da sua empresa.

Veja um exemplo que ilustra a íntima relação entre o marketing de conteúdo e vendas: você passa por dificuldades na gestão do seu negócio e procura por soluções para esse problema. Ao pesquisar na internet, encontra diversos conteúdos com dicas pontuais para resolver alguns de seus problemas. Após diversos dias consumindo esses conteúdos, você fica muito inclinado a contratar aquele serviço de consultoria empresarial.

Não foi um único conteúdo que influenciou você a tomar essa decisão, certo? São diversas informações que agregaram valor para a sua empresa e contribuíram para que você criasse a visão de que aquela empresa tem competência para ajudá-lo a resolver os seus problemas.

Como criar conteúdos para seu negócio vender mais?

A produção de conteúdos tem um potencial de gerar resultados fantásticos para o seu negócio. Entretanto, você pode obter resultados ainda melhores quando possui uma boa estratégia e utiliza as técnicas corretas para estimular o cliente a realizar uma compra.

Para facilitar a compreensão da relação entre marketing de conteúdo e vendas, a dica é: coloque-se no lugar do consumidor. Neste capítulo você pode conferir algumas dicas para criar conteúdos para o seu negócio vender mais. Leia elas atentamente e imagine como os conteúdos poderiam levá-lo a realizar uma compra.

Produza uma copywriting persuasiva

Ao escrever artigos e e-books, é necessário que você inclua elementos de persuasão. Palavras no imperativo (como você pode notar neste artigo), elementos de coesão para deixar a copywriting mais atrativa e CTAs (as chamadas para ação) alinhadas com o serviço da empresa são fundamentais para estimular uma ação por parte do consumidor.

Envie e-mail marketing personalizado

Você já deve ter notado que existem dois tipos de e-mail diferentes: os que são completamente impessoais e aqueles que parecem dialogar diretamente com você. Não é preciso comentar qual deles é mais efetivo em uma estratégia de marketing de conteúdo e vendas, não é mesmo?

Para que o e-mail marketing seja uma peça importante da sua estratégia de marketing de conteúdo, é importante que ele seja personalizado. Utilize o nome do lead, envie conteúdos relevantes para o contexto daquele consumidor e crie um CTA persuasivo – seja para que ele faça download de um e-book ou realize uma compra.

Faça a nutrição dos seus leads de forma correta

Um dos fatores em que as empresas mais erram é justamente na nutrição dos leads. A explicação para isso é bem simples: muitos empreendedores geram apenas dois ou três conteúdos e esperam levar o consumidor a fechar uma compra.

Para que um cliente realize uma compra do serviço ou produto da sua empresa é preciso que ele percorra toda a jornada de compra, esclarecendo as dúvidas e neutralizando as suas objeções. É dessa forma que você atrai um cliente que ainda nem conhece a sua solução e consegue levá-lo a realizar uma compra.

Crie materiais ricos assertivos

Uma estratégia de marketing de conteúdo não precisa ser focada apenas em artigos e e-books. Os vídeos e infográficos são exemplos de materiais ricos fundamentais para agregar valor na sua estratégia. Em um curto espaço de tempo é possível transmitir muitas informações da sua empresa – criando um bom engajamento.

Planeje estrategicamente suas palavras-chave

As palavras-chave que serão desenvolvidas pela sua empresa são elementos muito relevantes para o marketing de conteúdo e vendas. Elas devem ser planejadas estrategicamente para que você obtenha os melhores resultados. Afinal, é através dessas palavras que o público encontrará a sua empresa e que você criará uma autoridade no mercado.

Ofereça demonstrações

Para acelerar o processo de vendas da sua empresa, uma ótima ideia é oferecer demonstrações do seu produto ou serviço. Ao final de um artigo sobre controle de estoque, você pode disponibilizar uma planilha gratuita ou então uma versão demonstrativa do seu software. Se o cliente gostar, ele ficará muito mais próximo de realizar uma compra.

Torne o seu site inbound friendly

Um site inbound friendly é aquele que possui diversos banners de captura de leads em todas as páginas do seu site – como pop-ups e CTAs atrativos. Esses são outros elementos que podem levar um interessado na sua marca a realizar uma ação e se aproximar do momento da compra.

Invista em sites responsivos

Você sabia que o número de compras realizadas através de smartphones totalizam mais de R$15,1 bilhões por ano no Brasil? Esse número aponta a importância de investir em sites responsivos – que podem ser acessados de qualquer dispositivo com conexão à internet.

Dica de resultado

Quando relacionamos marketing de conteúdo e vendas, a informação é tudo. Por isso é fundamental acompanhar o seu analytics e investir em Business Intelligence (BI) – um processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações.

Através do analytics é possível entender melhor sobre o seu perfil do seu cliente e monitorar os resultados obtidos com as suas ações. Já o BI pode ser considerado o futuro das organizações, pois reúne as informações sobre a sua empresa, gestão de negócios e tecnologia da informação.

Marketing de conteúdo e vendas: o caminho para o sucesso

Para produzir conteúdos que gerem vendas, é preciso ter o foco sempre nas dores da sua persona e bastante assertividade em entregar aquilo que elas realmente precisam. Ao ser eficiente em gerar audiência e autoridade, as vendas são apenas uma consequência natural.

Sempre existiu uma relação entre o marketing e vendas, certo? O marketing de conteúdo surgiu como uma poderosa ferramenta para potencializar as vendas da sua empresa e levá-lo ao sucesso.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Quer descobrir como converter seus conteúdos em resultados para sua empresa? Clique aqui e descubra o que mais podemos fazer pelo seu negócio.

Share this Story
Carregar mais em Marketing de Conteúdo

Fique atualizado!

Insira seu e-mail e receba conteúdos exclusivo por email.

Siga-nos @resulttado

  • Confira agora o nosso artigo que está disponível no blog do nosso maior parceiro, a @resdigitais.
.
Acesse o link abaixo👇🏻e descubra como as técnicas de xadrez pode ajudar sua empresa a vender mais.
.
bit.ly/xadrez-marketing-digital
  • Mais uma etapa superada em 2017! ✅
.
Muito obrigado a todos parceiros, clientes e seguidores por mais essa conquista! 👏🏽😉🚀🎯
.
#5000seguidores #5000followers #inboundmarketing #marketingdigital #mktdigital #mktrecife #resultadosdigitais #impacthub #impacthubrecife #resultados #resulttado #resultado #geracaodevalor #empreendedorismo #empreendedor #marketing
  • Sua empresa não consegue criar conteúdos que realmente gerem oportunidades reais? .
Sabia que tem uma solução para isso? Acesse o link agora e descubra!
.
👉  bit.ly/marketing-de-conteudo-e-vendas
  • Você quer saber como sua empresa pode se relacionar melhor com seus clientes no meio digital e ainda aumentar o faturamento? 📈💰
.
Acesse o link agora e descubra como aumentar as suas vendas produzindo conteúdo de valor!
.
👉🏻 bit.ly/content-marketing-vendas
  • Assim como Marcus Sheridan (autor da frase acima), acreditamos no valor mega precioso que um bom conteúdo tem e pode gerar para sua empresa!
.
Curta, comente e compartilhe essa ideia!
  • Não sabe qual filme escolher para assistir no final de semana? A gente te ajuda nisso. Nossa sugestão é o filme: "Fome de Poder" 🎥🍿
.
Assista e diga nos comentários o que aprendeu no filme!
  • Dica da Semana 💡
.
Uma boa combinação de hashtags pode ajudar a expor a sua marca para públicos mais amplos ou até mesmo mais específicos.
.
Mas cuidado, hein? ⚠️ Para que isso funcione, as ## devem ser selecionadas de acordo com o seu conteúdo e objetivo. 
#marketing #marketingdigital #inboundmarketing #marketingdeconteudo #resulttado #ficaadica #dicadodia #vendas #agenciadigital #empreendedorismo #empreendedor
  • Como você (profissional de saúde) pode se destacar ainda mais no seu mercado? 👩‍⚕👨‍⚕️
.
O Inbound Marketing para área da saúde pode te ajudar alcançar seus objetivos.
.
Ficou interessado? Acesse o link e saiba como aplicar essa técnica de marketing na sua carreira ➡ bit.ly/marketing-digital-saude