marketing de conteúdo jurídico

Marketing de conteúdo jurídico: como implementar uma estratégia que gere oportunidades de negócio?

O Marketing de Conteúdo Jurídico pode ser a estratégia perfeita para gerar novas oportunidades de negócio para o seu escritório de advocacia. Como você deve saber, existem duas maneiras de conseguir um cliente na área jurídica: indicação ou autoridade no mercado. E você não quer depender apenas das indicações, não é mesmo?

Seria muito complicado deixar o sucesso do seu escritório nas mãos das indicações de clientes. É preciso buscar formas de ganhar autoridade no mercado e ser reconhecido mesmo pelas pessoas que ainda não conhecem o seu trabalho. A pergunta que fica é: como gerar autoridade de forma assertiva?

O Marketing de Conteúdo Jurídico contribui para a criação de autoridade no mercado e é muito eficiente na captação de novos clientes. Quer saber como implantar essa estratégia no seu escritório de advocacia? Então confira!

Afinal, o que é marketing de conteúdo?

O marketing digital é uma grande tendência no mercado. Entre as suas estratégias é muito comum a confusão entre inbound marketing e marketing de conteúdo. Apesar de elas estarem associadas e funcionarem muito bem em conjunto, é importante saber diferenciá-las para tirar o máximo de cada uma delas.

O marketing de conteúdo é a estratégia de produzir conteúdos relevantes para o seu público-alvo com o objetivo de solucionar parte dos seus problemas, auxiliar no processo de decisão e atrair novos clientes. É uma forma muito eficiente de alcançar diretamente o seu público e criar uma percepção positiva em relação à sua marca.

Como seria uma estratégia de marketing de conteúdo para o setor jurídico?

Pense em um escritório especializado na área trabalhista. Qual seria a melhor maneira de criar autoridade no mercado e atrair novos clientes? O seu crescimento seria muito lento caso dependesse apenas de indicações, você não acha? Enquanto isso, vários outros escritórios com mais tempo de mercado continuariam atraindo a maior parte do público.

Com a utilização do marketing de conteúdo jurídico esse escritório seria mais efetivo nessa missão. Ele poderia publicar conteúdos tirando dúvidas a respeito dos direitos trabalhistas dos trabalhadores, ou então dando dicas aos empregadores para cumprir todas as exigências legais. Publicar frequentemente conteúdos que agregam valor à vida do público permite a construção de audiência e autoridade.

Confira algumas dicas para aplicar essa estratégia no seu escritório de advocacia:

  • Defina sua persona: Persona é um personagem semi-fictício que reúne as principais características do seu potencial cliente. A sua definição é muito importante para você compreender melhor as necessidades do seu cliente e direcionar melhor a comunicação dos conteúdos produzidos, criando assim, uma relação de empatia entre seu escritório e seus futuros clientes.
  • Invista em conteúdos que sejam de fácil entendimento pelas suas personas: Principalmente na área jurídica, é preciso adaptar a linguagem ao público-alvo, para que desta forma, ele consiga absorver melhor as informações, sem ficar confuso acerca dos termos técnicos e jurídicos.
  • Conheça o CED da OAB: Já abordamos anteriormente no artigo sobre o marketing jurídico, as limitações do Código de Ética e Disciplina. O marketing de conteúdo é uma ótima forma de atrair o seu público-alvo sem desrespeitar as limitações impostas pela OAB, mas o ideal é sempre estar bem atento a essas normas e contratar profissionais especializados no assunto, afinal de contas, o advogado é indispensável à administração da justiça e ao publicitário a melhor maneira de divulgação dela, não é mesmo?
  • Trabalhe com uma plataforma de conteúdo automatizada: Existem várias plataformas que automatizam a produção e publicação de conteúdos e podem facilitar a sua vida, como a Contentools para os conteúdos, RD station para a automação de marketing, entre outras no mercado.
  • Defina os estágios de compra da sua persona: Nem todas as pessoas que encontram o seu escritório estão no mesmo estágio de compra e decisão. Algumas delas precisam contratar um advogado urgentemente, enquanto outras ainda estão estudando essa necessidade, certo? É importante publicar conteúdos voltados para cada um dos estágios de compra para que todas elas tenham as suas necessidades atendidas no momento certo e cheguem até o instante final de fechar negócio com o seu escritório.

Por que o seu escritório deve investir na produção de marketing de conteúdo jurídico?

Você já ouviu falar do case de sucesso do Koatz Advogados? Utilizando o marketing de conteúdo jurídico eles conseguiram se tornar referência na área previdenciária em todo o sul do país e chegaram a conquistar, em média, 20 novos clientes por dia. Com a estratégia certa, isso tudo também está ao seu alcance.

A publicação de conteúdos de valor faz com que o público enxergue o seu escritório como uma autoridade no assunto. E a melhor parte é que isso tudo é feito de forma legal e de acordo com o CED. O seu escritório será mais procurando devido à confiança e à credibilidade que ele passará para o mercado.

A combinação do marketing de conteúdo jurídico com o inbound marketing

O marketing de conteúdo jurídico tem muito a oferecer ao seu escritório de advocacia. Combinado com o inbound marketing, você pode gerar mais autoridade para o seu escritório e atrair o público interessado nos seus serviços – conseguindo conduzi-lo desde o primeiro contato com o seu escritório até o fechamento de um negócio.

Pode ser através de um conteúdo explicando sobre o adicional de insalubridade ou sobre o valor devido pelas horas extras, que um interessado vai conhecer o seu escritório trabalhista. Conforme ele vai consumindo os conteúdos, você pode utilizar as ferramentas do inbound marketing para guiá-lo pelos estágios de compra e entender de forma assertiva se realmente ele tem potencial para se tornar cliente do seu escritório.

Uma pessoa que acessa os seus conteúdos e já conhece o escritório está mais propícia a marcar uma reunião e fechar um negócio do que aquelas que nunca ouviram falar sobre a sua marca, não é? Isso reforça a importância de gerar conteúdos de qualidade e explorar as possibilidades que só inbound marketing pode oferecer

E então, o que está faltando para o seu escritório produzir conteúdo e se tornar referência no mercado?

Se você deseja saber mais sobre o inbound marketing, baixe agora o eBook:

Share this Story
Carregar mais em Marketing de Conteúdo

Fique atualizado!

Insira seu e-mail e receba conteúdos exclusivo por email.

Siga-nos @resulttado

  • Você está enfrentando dificuldades para conduzir o seu lead até o momento da compra?
.
Então, pode ser que o seu funil de vendas não esteja sendo executado do jeito correto.
.
Fique tranquilo! Acesse o link abaixo e descubra agora como montar um funil de vendas perfeito!
.
👉🏻 bit.ly/funil-de-vendas-dicas
  • Nosso CEO, @fabiofemaciel e Co-Founder @igormoraes , irão palestrar no festival REC'n'Play, no sábado (02/12), às 16h, no Sebrae sobre como o Inbound Markerting tem o poder de transformar os leads em potenciais clientes.
.
O evento tem como principal objetivo promover conexões, deixando um legado para as escolas, startups, empresas públicas e privadas.
.
Acesse o link abaixo e saiba mais!
.
👉🏻 bit.ly/rec-n-play-resulttado
  • Você quer saber como otimizar seu site para aparecer nas primeiras posições do Google?
.
Então, saiba quais são os 8 erros mais comuns que fazem sua página não ser encontrada facilmente pelos motores de busca. 🔎❌
.
Acesse o link abaixo e aprenda neste artigo produzido pelo nosso parceiro @resdigitais como evitar esses erros!
.
👉🏻 bit.ly/como-aparecer-google
  • Estamos muito orgulhosos porque nós agora somos agência parceira gold na @resdigitais e na @contentoolsbr. Ou melhor, somos Double Gold!🏆🏆
.
Esse nosso triunfo apenas reforça que nossos objetivos e estratégias traçadas estão no caminho certo.
.
#resulttado #gold #doublegold #resultadosdigitais #contentools #inboundmarketing #marketingdigital
  • "Há apenas uma estratégia vencedora: definir cuidadosamente o mercado alvo e levar uma oferta superior a esse mercado" - Philip Kotler
.
O sucesso da sua empresa consiste na combinação perfeita entre marketing e vendas. É essa fusão que gera bons resultados financeiros para o seu negócio e que permite o crescimento da sua organização. Porém, o marketing não é estático e, se você não acompanhar as tendências do mercado, poderá ser deixado para trás pelos seus concorrentes.💰📊
.
Acesse o link ⬇ e aprenda as 7 lições de marketing e vendas para elevar o faturamento da sua empresa!
‌​.
bit.ly/7-licoes-marketing-vendas​
.
#marketingevendas #resulttado #licoes #philipkotler
  • Que tal aprender a gerar mais oportunidades para o seu negócio, usando as redes sociais? 📊💰
.
Aproveite que o nosso minicurso é GRATUITO!
.
Acesse agora o link abaixo e se inscreva!
.
👉🏻 bit.ly/redes-sociais-minicurso
  • Está no ar mais um projeto desenvolvido com a assinatura da Resulttado. 🎯
.
O blog da Jô Marsaro irá trazer várias dicas de moda, empreendedorismo feminino, entre outros assuntos.
.
Acesse 👉🏽 www.jomarsaro.com.br
e confiram as novidades!
.
#novoprojeto #jomarsaro #blog #rommanel #empreendedoradesucesso
  • @resulttado a todo vapor! 🚀🎯😉