marketing de conteúdo jurídico

Marketing de conteúdo jurídico: como implementar uma estratégia que gere oportunidades de negócio?

O Marketing de Conteúdo Jurídico pode ser a estratégia perfeita para gerar novas oportunidades de negócio para o seu escritório de advocacia. Como você deve saber, existem duas maneiras de conseguir um cliente na área jurídica: indicação ou autoridade no mercado. E você não quer depender apenas das indicações, não é mesmo?

Seria muito complicado deixar o sucesso do seu escritório nas mãos das indicações de clientes. É preciso buscar formas de ganhar autoridade no mercado e ser reconhecido mesmo pelas pessoas que ainda não conhecem o seu trabalho. A pergunta que fica é: como gerar autoridade de forma assertiva?

O Marketing de Conteúdo Jurídico contribui para a criação de autoridade no mercado e é muito eficiente na captação de novos clientes. Quer saber como implantar essa estratégia no seu escritório de advocacia? Então confira!

Afinal, o que é marketing de conteúdo?

O marketing digital é uma grande tendência no mercado. Entre as suas estratégias é muito comum a confusão entre inbound marketing e marketing de conteúdo. Apesar de elas estarem associadas e funcionarem muito bem em conjunto, é importante saber diferenciá-las para tirar o máximo de cada uma delas.

O marketing de conteúdo é a estratégia de produzir conteúdos relevantes para o seu público-alvo com o objetivo de solucionar parte dos seus problemas, auxiliar no processo de decisão e atrair novos clientes. É uma forma muito eficiente de alcançar diretamente o seu público e criar uma percepção positiva em relação à sua marca.

Como seria uma estratégia de marketing de conteúdo para o setor jurídico?

Pense em um escritório especializado na área trabalhista. Qual seria a melhor maneira de criar autoridade no mercado e atrair novos clientes? O seu crescimento seria muito lento caso dependesse apenas de indicações, você não acha? Enquanto isso, vários outros escritórios com mais tempo de mercado continuariam atraindo a maior parte do público.

Com a utilização do marketing de conteúdo jurídico esse escritório seria mais efetivo nessa missão. Ele poderia publicar conteúdos tirando dúvidas a respeito dos direitos trabalhistas dos trabalhadores, ou então dando dicas aos empregadores para cumprir todas as exigências legais. Publicar frequentemente conteúdos que agregam valor à vida do público permite a construção de audiência e autoridade.

Confira algumas dicas para aplicar essa estratégia no seu escritório de advocacia:

  • Defina sua persona: Persona é um personagem semi-fictício que reúne as principais características do seu potencial cliente. A sua definição é muito importante para você compreender melhor as necessidades do seu cliente e direcionar melhor a comunicação dos conteúdos produzidos, criando assim, uma relação de empatia entre seu escritório e seus futuros clientes.
  • Invista em conteúdos que sejam de fácil entendimento pelas suas personas: Principalmente na área jurídica, é preciso adaptar a linguagem ao público-alvo, para que desta forma, ele consiga absorver melhor as informações, sem ficar confuso acerca dos termos técnicos e jurídicos.
  • Conheça o CED da OAB: Já abordamos anteriormente no artigo sobre o marketing jurídico, as limitações do Código de Ética e Disciplina. O marketing de conteúdo é uma ótima forma de atrair o seu público-alvo sem desrespeitar as limitações impostas pela OAB, mas o ideal é sempre estar bem atento a essas normas e contratar profissionais especializados no assunto, afinal de contas, o advogado é indispensável à administração da justiça e ao publicitário a melhor maneira de divulgação dela, não é mesmo?
  • Trabalhe com uma plataforma de conteúdo automatizada: Existem várias plataformas que automatizam a produção e publicação de conteúdos e podem facilitar a sua vida, como a Contentools para os conteúdos, RD station para a automação de marketing, entre outras no mercado.
  • Defina os estágios de compra da sua persona: Nem todas as pessoas que encontram o seu escritório estão no mesmo estágio de compra e decisão. Algumas delas precisam contratar um advogado urgentemente, enquanto outras ainda estão estudando essa necessidade, certo? É importante publicar conteúdos voltados para cada um dos estágios de compra para que todas elas tenham as suas necessidades atendidas no momento certo e cheguem até o instante final de fechar negócio com o seu escritório.

Por que o seu escritório deve investir na produção de marketing de conteúdo jurídico?

Você já ouviu falar do case de sucesso do Koatz Advogados? Utilizando o marketing de conteúdo jurídico eles conseguiram se tornar referência na área previdenciária em todo o sul do país e chegaram a conquistar, em média, 20 novos clientes por dia. Com a estratégia certa, isso tudo também está ao seu alcance.

A publicação de conteúdos de valor faz com que o público enxergue o seu escritório como uma autoridade no assunto. E a melhor parte é que isso tudo é feito de forma legal e de acordo com o CED. O seu escritório será mais procurando devido à confiança e à credibilidade que ele passará para o mercado.

A combinação do marketing de conteúdo jurídico com o inbound marketing

O marketing de conteúdo jurídico tem muito a oferecer ao seu escritório de advocacia. Combinado com o inbound marketing, você pode gerar mais autoridade para o seu escritório e atrair o público interessado nos seus serviços – conseguindo conduzi-lo desde o primeiro contato com o seu escritório até o fechamento de um negócio.

Pode ser através de um conteúdo explicando sobre o adicional de insalubridade ou sobre o valor devido pelas horas extras, que um interessado vai conhecer o seu escritório trabalhista. Conforme ele vai consumindo os conteúdos, você pode utilizar as ferramentas do inbound marketing para guiá-lo pelos estágios de compra e entender de forma assertiva se realmente ele tem potencial para se tornar cliente do seu escritório.

Uma pessoa que acessa os seus conteúdos e já conhece o escritório está mais propícia a marcar uma reunião e fechar um negócio do que aquelas que nunca ouviram falar sobre a sua marca, não é? Isso reforça a importância de gerar conteúdos de qualidade e explorar as possibilidades que só inbound marketing pode oferecer

E então, o que está faltando para o seu escritório produzir conteúdo e se tornar referência no mercado?

Se você deseja saber mais sobre o inbound marketing, baixe agora o eBook:

Share this Story
Carregar mais em Marketing de Conteúdo

Fique atualizado!

Insira seu e-mail e receba conteúdos exclusivo por email.

Siga-nos @resulttado

  • Confira agora o nosso artigo que está disponível no blog do nosso maior parceiro, a @resdigitais.
.
Acesse o link abaixo👇🏻e descubra como as técnicas de xadrez pode ajudar sua empresa a vender mais.
.
bit.ly/xadrez-marketing-digital
  • Mais uma etapa superada em 2017! ✅
.
Muito obrigado a todos parceiros, clientes e seguidores por mais essa conquista! 👏🏽😉🚀🎯
.
#5000seguidores #5000followers #inboundmarketing #marketingdigital #mktdigital #mktrecife #resultadosdigitais #impacthub #impacthubrecife #resultados #resulttado #resultado #geracaodevalor #empreendedorismo #empreendedor #marketing
  • Sua empresa não consegue criar conteúdos que realmente gerem oportunidades reais? .
Sabia que tem uma solução para isso? Acesse o link agora e descubra!
.
👉  bit.ly/marketing-de-conteudo-e-vendas
  • Você quer saber como sua empresa pode se relacionar melhor com seus clientes no meio digital e ainda aumentar o faturamento? 📈💰
.
Acesse o link agora e descubra como aumentar as suas vendas produzindo conteúdo de valor!
.
👉🏻 bit.ly/content-marketing-vendas
  • Assim como Marcus Sheridan (autor da frase acima), acreditamos no valor mega precioso que um bom conteúdo tem e pode gerar para sua empresa!
.
Curta, comente e compartilhe essa ideia!
  • Não sabe qual filme escolher para assistir no final de semana? A gente te ajuda nisso. Nossa sugestão é o filme: "Fome de Poder" 🎥🍿
.
Assista e diga nos comentários o que aprendeu no filme!
  • Dica da Semana 💡
.
Uma boa combinação de hashtags pode ajudar a expor a sua marca para públicos mais amplos ou até mesmo mais específicos.
.
Mas cuidado, hein? ⚠️ Para que isso funcione, as ## devem ser selecionadas de acordo com o seu conteúdo e objetivo. 
#marketing #marketingdigital #inboundmarketing #marketingdeconteudo #resulttado #ficaadica #dicadodia #vendas #agenciadigital #empreendedorismo #empreendedor
  • Como você (profissional de saúde) pode se destacar ainda mais no seu mercado? 👩‍⚕👨‍⚕️
.
O Inbound Marketing para área da saúde pode te ajudar alcançar seus objetivos.
.
Ficou interessado? Acesse o link e saiba como aplicar essa técnica de marketing na sua carreira ➡ bit.ly/marketing-digital-saude