marketing de conteúdo

Marketing de Conteúdo através dos séculos

Ao contrário do que muitos pensam, o marketing de conteúdo não é uma ferramenta nova, que surgiu há pouco tempo. Ele é muito antigo, e acompanhou praticamente toda a evolução da nossa espécie desde o homem das cavernas até os dias atuais.

E ao longo dos últimos séculos, essa técnica tem gerado resultados fantásticos para quem o adota. Não é à toa que, hoje, o marketing de conteúdo é considerado a melhor ferramenta de marketing para qualquer empresa.

E, para Seth Godin, uma das personalidades mundiais do marketing digital, o marketing de conteúdo é a última estratégia de marketing que sobrou.

Continue lendo abaixo e descubra como aconteceu a evolução do marketing de conteúdo através dos séculos.

Os primeiros vestígios do marketing de conteúdo no planeta

De acordo com o Content Marketing Institute, os primeiros sinais do surgimento do marketing de conteúdo foram encontrados em pinturas rupestres, datadas de 4.200 a.C..

Uma vaga interpretação de uma das pintura dizia “6 maneiras de se salvar de um javali com uma lança”. Quem fez essa pintura provavelmente fabricava lanças, ou prestava um serviço de segurança.

Isso mostra de forma ilustrativa que, há muito tempo, o ser humano descobriu a necessidade de educar, em vez de ser invasivo.

A evolução do marketing de conteúdo ao longo dos séculos

O marketing de conteúdo começou a ser usado em sua essência que conhecemos hoje no século 18. E à medida que os séculos se passavam, mais empresas o adotavam e mais resultados eram alcançados.

Entenda abaixo como se iniciou toda a evolução:

Século 18

Um dos primeiros a colher os benefícios do marketing de conteúdo foi Benjamin Franklin.

Em 1732, ele publicou o Poor Richard’s Almanack, um almanaque que continha informações astronômicas e astrológicas, poemas, exercícios mentais, provérbios, etc.

Com esse almanaque, cujas edições foram publicadas durante 25 anos, ele divulgou a sua imagem e obteve uma grande popularidade na época.

Século 19

Em 1882, foi a vez de Thomas Edison utilizar o marketing de conteúdo para difundir os benefícios da iluminação elétrica.

Ele elaborou uma revista chamada ‘Edison Electric Lighting Company Bulletin’.

Nela, ele evidenciava os benefícios da iluminação elétrica e os riscos da iluminação a gás.

Pouco tempo depois, em 1888, a Johnson & Johnson criou a publicação ‘Methods of Anseptic Wound Treatment’, após lançar no mercado produtos cirúrgicos estéreis. Ela continha, entre outros assuntos, um passo a passo detalhado de como realizar uma cirurgia antiséptica.

Essa publicação ajudou a Johnson & Johnson a disseminar os benefícios da cirurgia antiséptica – antes vista com maus olhos na comunidade médica, e a aumentar a venda de seus produtos.

E em 1895, surgiu uma publicação que viria a se tornar um dos maiores cases de sucesso do marketing de conteúdo de todos os tempos.

A John Deere, uma companhia líder mundial na fabricação de equipamentos agrícolas, florestais e de construção, lançou a sua primeira revista impressa chamada The Furrow.

Voltada para quem trabalha com agricultura, ela explora até hoje notícias regionais e internacionais, revelando estratégias e boas práticas para os agricultores poderem se desenvolver cada vez mais.

Hoje, a revista possui 570 mil leitores nos Estados Unidos e Canadá, e cerca de 2 milhões no mundo inteiro. Incrível, não é mesmo?

E em 1900, quando a indústria automotiva ainda estava engatinhando, os fundadores da MICHELIN tiveram a brilhante ideia de criar um guia, que mostrava como trocar um pneu, onde abastecer, onde comer e dormir, etc.

Com isso, eles tinham por objetivo não só facilitar a vida do pequeno grupo de pessoas que possuía um automóvel, como também estimulá-los a usar ainda mais seus carros.

Atualmente, o Guia Michelin é uma vitrine da gastronomia e da hotelaria mundial em todas as regiões em que está presente. Sua seleção hoje é composta por 29 guias, que cobrem 28 países e reúnem avaliações de mais de 45 mil estabelecimentos.

Século 20

Em 1904, a marca Jell-O, que vende sobremesas instantâneas, era desconhecida no mercado. Para alavancar as vendas, ela criou um livro de receitas que usavam seus produtos e distribuiu cópias gratuitamente. Como resultado, suas vendas chegaram a ultrapassar a marca de US$ 1 milhão em 1906.

Em 1962, a Nestlé iniciou a tradição de colocar receitas nos rótulos do leite moça, como a de pudim de leite e a de doce de leite de lata. O objetivo era incentivar o público a comprar o leite moça para fazer as receitas. Vai dizer que você não se lembra das deliciosas receitas nos versos das embalagens da Nestlé?

Século 21

Em 2007, a Red Bull lançou a revista ‘The Red Bulletin’, que contém artigos relacionados à cultura, esportes, estilo de vida, empreendedorismo, etc.

Em 2012, a empresa austríaca voltou a criar uma estratégia de marketing de conteúdo, que se tornou um dos maiores cases de sucesso da história.

Na missão Red Bull Stratos, a companhia provou que o homem pode sobreviver à velocidade do som numa queda livre. Com essa missão, ela não só ajudou a comunidade científica, como também atraiu a atenção de um grande público. Foram registradas 8 milhões de pessoas assistindo a transmissão ao vivo e 900 mil curtidas no Facebook. Demais! Não acha?

O que esperar do futuro do marketing de conteúdo?

Como você pôde notar, ao longo dos últimos séculos, vários cases de sucesso com o marketing de conteúdo foram gerados.

De inventores a empresas de grande porte, todos colheram ótimos benefícios com ele. E, hoje, o marketing de conteúdo é considerado a melhor ferramenta de marketing para as empresas.

Não é à toa que, em 2016, 50% das empresas brasileiras aumentaram os seus investimentos em marketing de conteúdo, de acordo com a Content Trends 2016. E segundo a Content Trends 2017, 71% das empresas utilizam hoje o marketing de conteúdo e mais da metade pretendem adotá-lo ou já deram início a fase de implementação.

E o grande benefício dessa estratégia é que todos podem colher ótimos resultados com ela, se tornar um case de sucesso e ficar lembrado na história. Para isso, basta seguir as boas práticas e criar conteúdos que realmente geram valor – algo que todos os cases listados acima fizeram.

Resumindo, o marketing de conteúdo foi e sempre será uma das melhores ferramentas de marketing do universo empresarial. E as empresas que o adotam, certamente se perpetuarão por vários séculos.

E aí, o que você está esperando para começar a gerar conteúdos de valor para sua empresa?

 

Share this Story
Carregar mais em Marketing de Conteúdo

Fique atualizado!

Insira seu e-mail e receba conteúdos exclusivo por email.

Siga-nos @resulttado

  • Confira agora o nosso artigo que está disponível no blog do nosso maior parceiro, a @resdigitais.
.
Acesse o link abaixo👇🏻e descubra como as técnicas de xadrez pode ajudar sua empresa a vender mais.
.
bit.ly/xadrez-marketing-digital
  • Mais uma etapa superada em 2017! ✅
.
Muito obrigado a todos parceiros, clientes e seguidores por mais essa conquista! 👏🏽😉🚀🎯
.
#5000seguidores #5000followers #inboundmarketing #marketingdigital #mktdigital #mktrecife #resultadosdigitais #impacthub #impacthubrecife #resultados #resulttado #resultado #geracaodevalor #empreendedorismo #empreendedor #marketing
  • Sua empresa não consegue criar conteúdos que realmente gerem oportunidades reais? .
Sabia que tem uma solução para isso? Acesse o link agora e descubra!
.
👉  bit.ly/marketing-de-conteudo-e-vendas
  • Você quer saber como sua empresa pode se relacionar melhor com seus clientes no meio digital e ainda aumentar o faturamento? 📈💰
.
Acesse o link agora e descubra como aumentar as suas vendas produzindo conteúdo de valor!
.
👉🏻 bit.ly/content-marketing-vendas
  • Assim como Marcus Sheridan (autor da frase acima), acreditamos no valor mega precioso que um bom conteúdo tem e pode gerar para sua empresa!
.
Curta, comente e compartilhe essa ideia!
  • Não sabe qual filme escolher para assistir no final de semana? A gente te ajuda nisso. Nossa sugestão é o filme: "Fome de Poder" 🎥🍿
.
Assista e diga nos comentários o que aprendeu no filme!
  • Dica da Semana 💡
.
Uma boa combinação de hashtags pode ajudar a expor a sua marca para públicos mais amplos ou até mesmo mais específicos.
.
Mas cuidado, hein? ⚠️ Para que isso funcione, as ## devem ser selecionadas de acordo com o seu conteúdo e objetivo. 
#marketing #marketingdigital #inboundmarketing #marketingdeconteudo #resulttado #ficaadica #dicadodia #vendas #agenciadigital #empreendedorismo #empreendedor
  • Como você (profissional de saúde) pode se destacar ainda mais no seu mercado? 👩‍⚕👨‍⚕️
.
O Inbound Marketing para área da saúde pode te ajudar alcançar seus objetivos.
.
Ficou interessado? Acesse o link e saiba como aplicar essa técnica de marketing na sua carreira ➡ bit.ly/marketing-digital-saude