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Marketing e vendas: 7 lições de sucesso que irão alavancar o faturamento da sua empresa

O sucesso da sua empresa consiste na combinação perfeita entre marketing e vendas. É essa fusão que gera bons resultados financeiros para o seu negócio e que permite o crescimento da sua organização. Porém, o marketing não é estático e, se você não acompanhar as tendências do mercado, poderá ser deixado para trás pelos seus concorrentes.

“Há apenas uma estratégia vencedora: definir cuidadosamente o mercado alvo e levar uma oferta superior a esse mercado” – Philip Kotler

Essa é uma frase de Philip Kotler, conhecido como o pai do marketing da atualidade. Quando falamos sobre marketing e vendas é preciso ter em mente que a era digital chegou e que as empresas devem estar inseridas nela caso queiram perpetuar-se no mercado. A melhor forma de levar uma oferta superior ao seu mercado é através das ferramentas digitais.

Veremos neste artigo 7 lições essenciais sobre marketing e vendas que farão a sua empresa aumentar o faturamento!

1. Marketing tradicional é passado!

“O Marketing está se tornando mais uma batalha baseada em informações do que uma batalha no poder de vendas” – Philip Kotler

Philip Kotler é um professor universitário e autor de diversos livros de sucesso. Considerado o maior especialista em marketing do mundo, ele se tornou umas das personalidades mais influentes do mundo dos negócios – recebendo o título de pai do marketing do século 21.

Apesar de ter iniciado os seus estudos sobre o marketing muito antes da popularização dos canais digitais, as ideias de Kotler são bem fáceis de serem entendidas: é preciso acompanhar as tendências e inovar para sair na frente no marketing e vendas.

Aquele modelo de marketing tradicional focado unicamente na venda de produtos está morto. O consumidor do século XXI está sedento por informações e experiências que satisfaçam as suas necessidades. O novo marketing tem como objetivo a criação de um relacionamento com o público e torna a compra de um produto ou serviço a consequência disso.

2. Planeje e mensure os seus resultados

“À medida que implementa sua estratégia, a empresa precisa acompanhar os resultados e monitorar os novos acontecimentos nos ambientes interno e externo” – Philip Kotler

Investir em algo que não se pode mensurar é uma grande furada. Como você conseguiria medir os resultados das suas ações de marketing e vendas sem compreender a relação entre elas? Imagine uma ação offline de espalhar diversos outdoors da sua marca pela cidade. Será que isso teve algum impacto no número de vendas? Ou será que ninguém prestou atenção nos seus anúncios?

Tenha a certeza de que você consegue acompanhar os resultados alcançados e identificar os pontos que podem ser melhorados. Além disso, você deve apostar na segmentação dos seus clientes para conquistar resultados ainda mais satisfatórios. Quanto mais específico você for em sua abordarem, cada vez mais o público se identificará com a sua marca.

3. Aumente as suas oportunidades de vendas com o Marketing Digital

“O mais importante é prever para onde os clientes estão indo e chegar lá primeiro” – Philip Kotler

A sua empresa deve estar onde o público está, certo? Esse ambiente, hoje, é a internet. Não faz o menor sentido continuar gastando valores exorbitantes em ações de marketing tradicional quando é possível se relacionar com o público de uma forma mais eficaz através da internet.

As pessoas passam várias horas por dia conectadas à internet e isso já afetou os hábitos de compras do consumidor. É na internet que são feitas buscas pelos melhores produtos e serviços. É no Marketing Digital que a sua empresa precisa investir para aumentar as oportunidades de venda.

4. Treine sua equipe de Marketing e vendas

“O departamento de vendas não é a empresa toda, mas toda a empresa deveria ser o departamento de vendas” – Philip Kotler

Você já ouviu falar do Inbound Sales? Trata-se de uma abordagem que busca combinar marketing e vendas para atingir melhores resultados na atração de cliente. Em vez de adotar a abordagem de venda direta ao cliente – que é considerada incômoda por muitas pessoas – a empresa leva o usuário até o momento da compra de forma natural, através da sua nutrição com conteúdos relevantes.

Em vez de receber ligações de um vendedor tentando empurrar um produto ou serviço, você tem acesso a conteúdos que agregam valor à sua vida e lhe aproximam da empresa, criando uma inclinação maior a efetuar uma compra. Para isso, toda a equipe envolvida com marketing e vendas se torna fundamental para o sucesso da organização – um ótimo exemplo de aplicação do marketing empresarial.

5. Obedeça o funil de vendas

“É mais importante adotar a estratégia correta do que buscar o lucro imediato” – Philip Kotler

Durante muitos anos, o objetivo do setor de vendas era fechar o maior número de vendas possível, qualquer que fosse o custo disso. Como consequência dessas ações, muitos clientes ficavam insatisfeitos com a empresa e não voltavam a comprar o seu produto – além de fazer uma propaganda negativa para os seus amigos.

Essa visão está completamente diferente nas organizações modernas. É mais importante adotar a estratégia correta para satisfazer o consumidor do que fechar uma venda a qualquer custo. Para isso, a melhor forma é obedecer o funil de vendas, um processo que conduz o cliente do momento de descoberta da sua empresa até o momento da venda.

6. Utilize um software integrado de marketing e vendas

“As empresas, além de desenvolver novos negócios, precisam enxugar, colher ou mesmo abandonar negócios antigos, exauridos, de modo a liberar recursos e reduzir custos” – Philip Kotler

Além de otimizar as ações de marketing e vendas, outra necessidade para alcançar bons resultados é reduzir ao máximo os custos operacionais da empresa. Por isso, o ideal é automatizar os processos e buscar um software integrado de marketing e vendas. Ótimas opções para isso são o Rd Station, Moskit, Pipedrive, Salesforce ou Hubspot.

7. Aplique o Inbound Marketing na sua estratégia de marketing e vendas

“Já não basta simplesmente satisfazer clientes. É preciso encantá-los!” – Philip Kotler

O Inbound Marketing é indispensável para o sucesso do seu negócio. Essa estratégia coloca em prática todas as lições que vimos ao longo deste artigo e é muito eficiente em atrair, converter, relacionar, vender e encantar os clientes. Além disso, os resultados podem ser mensurados facilmente, sendo possível melhorar constantemente a relação entre marketing e vendas da sua organização

A internet vai fazer que os ganhadores enterrem os atrasados!

Você já conhece os casos de insucesso da rede Blockbuster e da Kodak? Ambas empresas ficaram de fora do mercado por não conseguir inovar e se adaptar à nova realidade que surgia. A Blockbuster foi deixada para trás pelas novas formas de consumo de filmes e séries, enquanto a Kodak insistiu na fotografia analógica enquanto todo o público migrou para a fotografia digital.

O marketing digital já é uma realidade e aquelas empresas que não se adaptarem  podem ter o mesmo fim da Kodak e da Blockbuster, e não queremos que isso aconteça com a sua empresa, não é mesmo?

Segundo Kotler, a internet vai fazer com que os ganhadores enterrem os atrasados. E a pergunta é: de que lado da história você quer ficar?

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