transformação digital

Transformação digital: o guia online para a evolução inovadora na sua empresa!

Você já está por dentro das mudanças provocadas pela transformação digital? As novas tecnologias provocaram uma profunda transformação no estilo de vida e nos hábitos de consumo da população. E os reflexos disso podem ser notados nos modelos de negócio das empresas.

Todas as atividades, processos, competências e modelos organizacionais precisam ser revistos e adaptados ao cenário atual. Até alguns anos atrás, uma pessoa poderia levar meses para escolher uma nova televisão e decidir ir até uma loja comprá-la.

Hoje, através de uma rápida pesquisa na internet é possível encontrar uma boa promoção em um e-commerce e efetuar a compra de forma rápida.

A combinação de tecnologias digitais com as estratégias empresariais resulta em uma grande evolução na maneira como todo o negócio deve ser estruturado. As mudanças vão desde as diretrizes básicas até o modo como a sua empresa é percebida pelo consumidor.

Você vai aprender neste artigo o que é a transformação digital e como ela pode provocar uma evolução inovadora na sua empresa!

O que é transformação digital?

A tecnologia está incorporada em nossos estilos de vida. Você está lendo este artigo em um dispositivo digital depois de encontrá-lo em sua navegação pela internet, certo? O acesso a notícias, informações, lazer, cultura, trabalhos e tantas outras atividades já migraram para o mundo digital. E para as empresas isso não é diferente.

Podemos dizer que a tecnologia já não é mais uma mera ferramenta, pois ela está incorporada às rotinas empresariais. A transformação digital provocou uma mudança estrutural no papel da tecnologia dentro das organizações — ou seja, a tecnologia passa a ser uma protagonista para melhorar o seu desempenho e garantir resultados mais satisfatórios para as empresas.

A transformação digital funciona em vários níveis dentro de uma organização. Nos processos internos você pode traçar as estratégias empresariais e facilitar a comunicação interna. Já no contato com o público, é possível desenvolver aplicativos para celular que promovem a interação com os seus clientes e facilitam a compra do seu produto ou serviço.

Por que sua empresa estar inserida nessa transformação?

Todo o mundo está sofrendo as mudanças da transformação digital — incluindo a sua empresa. Mas de que forma isso tudo afeta o seu negócio? Será que você precisa mesmo mergulhar na era digital para fazer sucesso no mercado? Veremos a seguir quais são os principais aspectos da transformação digital que afetam diretamente a sua empresa:

Os concorrentes estão migrando

O mercado todo está se adaptando à transformação digital. As empresas que oferecem resistência a mudanças ficarão paradas no tempo enquanto observam os seus concorrentes utilizarem ferramentas tecnológicas para automatizar processos, reduzir custos, satisfazer os clientes e obter resultados mais favoráveis.

Maior rentabilidade para o seu negócio

Um dos maiores benefícios proporcionados pelas ferramentas digitais é a possibilidade de realizar processos com uma qualidade superior, em menos tempo e custando menos ao caixa da organização. Isso tudo resulta em um aumento da rentabilidade do seu negócio.

Facilite a vida dos seus clientes e colaboradores

As consequências da transformação digital podem ser notadas tanto internamente quanto externamente. Os seus colaboradores terão mais facilidade e liberdade para desenvolver as suas tarefas. Por outro lado, os clientes conseguem suprir de forma mais eficiente as suas necessidades e, consequentemente, ficam mais satisfeitos com a experiência que a sua marca pode proporcionar.

Maior eficiência na forma de produzir

Independentemente do setor de atuação da sua empresa, a produção pode ser beneficiada pelo uso da tecnologia. Entre os principais ganhos de eficiência estão: tempo de produção, qualidade do produto ou serviço, diminuição de custos e integração com os controles internos.

Como migrar sua empresa para o digital?

É inegável a necessidade de compreender a transformação digital e adaptar a sua empresa à essa nova realidade, não é? Seguindo o caminho correto, você será bem sucedido em migrar a sua empresa para o digital. Confira abaixo como você pode colocar isso em prática:

1. Transformação dos modelos de negócio

O primeiro passo para migrar a sua empresa para a era digital deve ser transformar o seu modelo de negócio. Todas as estratégias da organização devem ser pensadas levando em conta as ferramentas que estão à disposição, caso contrário, a empresa continuará com a mesma mentalidade.

Adaptar o seu modelo de negócios de acordo com a transformação digital significa expandir o seu horizonte de oportunidades.

Veja este exemplo: qualquer restaurante pode utilizar as ferramentas tecnológicas pode otimizar alguns processos, como o seu controle de estoque com o uso de um software.

Porém, um restaurante que promoveu a transformação do seu modelo de negócio consegue fazer todo o seu negócio girar em torno da tecnologia e pode substituir o atendimento presencial pelas encomendas através de um aplicativo – aumentando o número de vendas e os seus resultados. Entendeu a diferença?

2. Transformação dos processos operacionais

Uma empresa é composta de inúmeros processos operacionais. A diferença entre a realização de processos de forma manual ou digital pode ser bastante expressiva. Para visualizar isso, pense em um controle financeiro. Se você registrar todas as movimentações em um caderno, terá mais trabalho e resultados menos eficientes do que se optar por utilizar um software.

Por isso a transformação dos processos operacionais é uma etapa fundamental da transformação digital. Os ganhos internos de produtividade resultam na diminuição de custos e aumento da qualidade de toda a organização — o que é percebido pelo cliente e promove o aumento das vendas da sua empresa.

3. Transformação da experiência do cliente

A experiência do cliente é o aspecto em que os impactos da tecnologia no mundo empresarial ficam mais visíveis. Se até alguns anos atrás o foco das empresas era na venda de seus produtos e serviços, a partir das funcionalidade digitais é possível estar presente na vida dos clientes muito antes do momento da compra.

Vender um produto ou serviço de qualidade não é mais o suficiente. O consumidor deseja uma experiência completa, que começa no momento em que ele conhece a empresa e se prolonga até depois do momento da compra — e para isso a internet e as ferramentas do marketing digital são essenciais.

Qual o impacto da transformação digital na cultura organizacional das empresa?

Ao migrar a sua empresa para o mundo digital, a cultura organizacional também precisará ser analisada e adaptada. Conforme já vimos anteriormente, a transformação digital afeta toda a empresa.

Não faria o menor sentido incorporar soluções que permitem o trabalho em equipe de forma remota se a cultura empresarial ainda incentiva a hierarquia rígida e não concede liberdade aos seus funcionários.

Veja só como essas mudanças interferem na cultura organizacional da sua empresa:

  • Mudança na forma de se relacionar com os colaboradores. Um artigo da revista Forbes sobre transformação digital destaca a necessidade de acabar com os silos organizacionais – um modelo em que cada setor trabalha voltado apenas para as suas atividades sem estar integrado com o restante da organização.
  • Foco no cliente. Toda a organização precisa ter como foco a satisfação do cliente, mesmo os setores que não interagem de forma direta com o público. Essa mentalidade aliada à integração proporcionada pela tecnologia tem tudo para potencializar os seus resultados.
  • Reestruturação dos processos internos com foco no alinhamento do mindset da organização, por meio da utilização das novas ferramentas digitais.
  • Capacidade de mensurar e reavaliar cada processo, chegando a conclusões mais concretas sobre do desempenho da organização e facilitando a identificação de pontos que devem ser melhorados.

Mantenha-se forte no mercado!

A inovação sempre foi perseguida pelas grandes organizações que não querem ser deixadas para trás pela concorrência, certo? A transformação digital significa uma verdadeira evolução no modo como o mercado e as empresas operam. Ou seja, as mudanças citadas ao longo deste artigo são fundamentais para que as organizações consigam sobreviver no mercado e não se tornem ultrapassadas.

Um dos aspectos fundamentais da transformação digital é o marketing digital. Se você deseja dominar essa estratégia por completo, baixe agora o nosso ebook e alavanque o faturamento da sua empresa!

Share this Story
Carregar mais em Marketing Digital

Fique atualizado!

Insira seu e-mail e receba conteúdos exclusivo por email.

Siga-nos @resulttado

  • Você está enfrentando dificuldades para conduzir o seu lead até o momento da compra?
.
Então, pode ser que o seu funil de vendas não esteja sendo executado do jeito correto.
.
Fique tranquilo! Acesse o link abaixo e descubra agora como montar um funil de vendas perfeito!
.
👉🏻 bit.ly/funil-de-vendas-dicas
  • Nosso CEO, @fabiofemaciel e Co-Founder @igormoraes , irão palestrar no festival REC'n'Play, no sábado (02/12), às 16h, no Sebrae sobre como o Inbound Markerting tem o poder de transformar os leads em potenciais clientes.
.
O evento tem como principal objetivo promover conexões, deixando um legado para as escolas, startups, empresas públicas e privadas.
.
Acesse o link abaixo e saiba mais!
.
👉🏻 bit.ly/rec-n-play-resulttado
  • Você quer saber como otimizar seu site para aparecer nas primeiras posições do Google?
.
Então, saiba quais são os 8 erros mais comuns que fazem sua página não ser encontrada facilmente pelos motores de busca. 🔎❌
.
Acesse o link abaixo e aprenda neste artigo produzido pelo nosso parceiro @resdigitais como evitar esses erros!
.
👉🏻 bit.ly/como-aparecer-google
  • Estamos muito orgulhosos porque nós agora somos agência parceira gold na @resdigitais e na @contentoolsbr. Ou melhor, somos Double Gold!🏆🏆
.
Esse nosso triunfo apenas reforça que nossos objetivos e estratégias traçadas estão no caminho certo.
.
#resulttado #gold #doublegold #resultadosdigitais #contentools #inboundmarketing #marketingdigital
  • "Há apenas uma estratégia vencedora: definir cuidadosamente o mercado alvo e levar uma oferta superior a esse mercado" - Philip Kotler
.
O sucesso da sua empresa consiste na combinação perfeita entre marketing e vendas. É essa fusão que gera bons resultados financeiros para o seu negócio e que permite o crescimento da sua organização. Porém, o marketing não é estático e, se você não acompanhar as tendências do mercado, poderá ser deixado para trás pelos seus concorrentes.💰📊
.
Acesse o link ⬇ e aprenda as 7 lições de marketing e vendas para elevar o faturamento da sua empresa!
‌​.
bit.ly/7-licoes-marketing-vendas​
.
#marketingevendas #resulttado #licoes #philipkotler
  • Que tal aprender a gerar mais oportunidades para o seu negócio, usando as redes sociais? 📊💰
.
Aproveite que o nosso minicurso é GRATUITO!
.
Acesse agora o link abaixo e se inscreva!
.
👉🏻 bit.ly/redes-sociais-minicurso
  • Está no ar mais um projeto desenvolvido com a assinatura da Resulttado. 🎯
.
O blog da Jô Marsaro irá trazer várias dicas de moda, empreendedorismo feminino, entre outros assuntos.
.
Acesse 👉🏽 www.jomarsaro.com.br
e confiram as novidades!
.
#novoprojeto #jomarsaro #blog #rommanel #empreendedoradesucesso
  • @resulttado a todo vapor! 🚀🎯😉